Parceria vai monitorar qualidade das águas do Rio Tramandaí em Imbé
A Prefeitura Municipal de Imbé está firmando parceria com o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) para auxiliar no monitoramento da qualidade das águas e sedimentos da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí.
Conforme a coordenadora do Ceclimar, Norma Luiza Würdig, os objetivos do projeto é avaliar e analisar a qualidade da água em três pontos de Imbé, face às influencias do clima, uso e alterações da paisagem provocadas pelos processos de desenvolvimento econômico e assentamento urbano. O projeto também prevê a realização de seminários e oficinas para a comunidade de pescadores.
– Além disso, este estudo irá nos fornecer bases ecológicas e biológicas para o desenvolvimento da pesca profissional e artesanal através do estudo, em especial, das espécies da traíra e tainha, visando a proteção dos estoques naturais destas espécies e seu gerencoiamento pesqaueiro – afirmou Luiza.
Os locais em Imbé escolhidos pelo projeto estão localizados no Rio Tramandaí (Courhasa), Lagoa de Tramandaí (Ceclimar) e Ponte Giuseppe Garibaldi (centro). A contrapartida do município é R$ 34,5 mil.