Pro teu voto eles não estão se lixando
Sim, eu fui da infeliz geração amordaçada.
Meus primeiros votos destinaram-se tão somente a candidatos a vereador, deputado estadual e federal. Presidente e governadores dos Estados eram escolhidos por uma Junta Militar, como “biônico” era o senador. Porto Alegre, por ser capital, era considerada área de segurança e o prefeito escolha exclusiva da então “situação”.
Não obstante, havia o clima de suspense que somente arrefecia após a contagem (manual) da última urna. Ainda que em pleno regime da Redentora, o processo eleitoral propiciava, acredito que não só para nós, calouros, a todo cidadão eleitor um clima de festa e réstia do que poderia ser algum dia a democracia.
Havia, como sempre houve nestes Quintos do Inferno – como se referia ao País a princesa Carlota Joaquina, mãe de D. Pedro, I – as mesmas fraudes, idênticas falcatruas, semelhantes desfalques no erário da coisa pública. De igual forma vigorava o desrespeito, o cinismo e a desfaçatez para com o cidadão.
Em contrapartida, ainda que, historicamente, a memória do povo brasileiro sempre fora – e o pior, permanece!!! – curta, predominavam os políticos e estadistas de caráter, éticos, honestos e incorruptíveis, como Paulo Brossard, Darcy Ribeiro, Teotônio Vilela, Ulisses Guimarães, Franco Montoro, Leonel Brizola, Mário Covas.
O processo eleitoral perdeu o glamour, sobretudo na indefinição dos resultados até o escrutínio do último voto da última urna. Os institutos de pesquisas induzem, coagem, manipulam e, em última instância, “votam” pelo incauto cidadão.
Não bastasse isso, a “desmemória” do eleitor, no momento crucial de acionar as teclas da urna eletrônica, certamente haverá de atuar em prol daqueles candidatos que, em descarada incoerência ao que preconizaram e apregoaram nesses sessenta dias de campanha, e que, após novamente ungidos ao cargo pelo seu tolo eleitorado, dirá, com o mais debochado, hipócrita e cínico dos sorrisos: “Estou me lixando pra opinião pública!”
Ainda é tempo de reverter essa infâmia, meu generoso leitor.