Secretário Extraordinário da Copa 2014 conhece potencial de SAP
Para o café da manhã, Odone, foi recepcionado por muitas autoridades municipais, tais como o vice-prefeito, Armindo Ferreira de Jesus, secretários, vereadores, o presidente da Acisap, Arley dos Santos Barreto, o ex-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, entre outros.
O Secretário seguiu direto para o Qorpo Santo onde centenas de pessoas já o aguardavam para a palestra sobre a vontade e possibilidade de participação dos municípios gaúchos no maior evento do mundo. Os prefeitos de Cidreira, Beto Pires de Glorinha, Dirceu Medinger e Eder Fraga, representando o prefeito de Alvorada, prestigiaram o evento além de representantes dos municípios de Tramandaí, Torres, Osório e Capão da Canoa.
O governador do Rotary do distrito 4680, Tironi lemos Miquelin, bem como o presidente do Rotary de Santo Antônio da Patrulha, Nelson Dutra, a coordenadora adjunta da 11ª CRE, Terezinha Silveira e o Diretor Superintendente da Suepro, Vulmar Leite, também acompanharam as atividades no Qorpo Santo.
Antes de seu pronunciamento, Odone assistiu a um vídeo sobre Santo Antônio da Patrulha, que identificava os principais aspectos culturais, econômicos e turísticos da cidade e interior.
O vice-prefeito Armindo Ferreira de Jesus, responsável pelo projeto de incluir Santo Antônio na programação da Copa 2014, salientou as principais vantagens para o município em estar engajado em um evento deste porte. “a Copa do Mundo deixará um legado para todos os estados e municípios que se envolverem neste projeto. Por isso precisamos estar preparados, identificar nossas potencialidades e fragilidades para que possamos nos aperfeiçoar e receber este turista, que certamente vai passar por aqui.
Daiçon Maciel da Silva agradeceu a vinda do Secretário ao município e disse que Santo Antônio está no páreo: “nós sabemos de nossas limitações, mas sonhar não é proibido e para realizar nossas metas, antes de tudo, precisamos sonhar.”
Odone disse que muitos municípios querem participar, mas que Santo Antônio, junto com Canoas, foi o primeiro a manifestar interesse em participar da Copa, atentos aos benefícios que o evento pode trazer para os seus municípios.
Segundo o Secretário, a Copa da Alemanha, a cobertura da imprensa do evento foi transmitida para 30 bilhões de telespectadores: “Imaginem, é o município de vocês projetado nacional e internacionalmente. Mas é o município que vai dizer se poderá ou não receber uma delegação, sediar treinos e recepcionar turistas. O turista europeu não quer ir para shopping ou outra atração moderna, ele quer conhecer o diferente, o peculiar, aquilo que os municípios tem.”
As crianças do projeto AABB comunidade fizeram uma apresentação, utilizando bolas de futebol. E o proprietário da Casa da Colônia entregou uma bola de rapadura, fabricada especialmente para aquela ocasião. Depois da conclusão dos trabalhos Odone se dirigiu para o Parque da Guarda, onde almoçou e conheceu as instalações.