Colunistas

Reflexões de final de ano

Esta é aquela tão temida época do ano em que geralmente fazemos um levantamento de tudo o que planejamos no ano anterior, e percebemos que não conseguimos realizar nem mesmo 10% do  planejado. Nesta análise, nos questionamos: O que deu de errado? Onde eu falhei? Onde perdi o fio? Quando desisti?

Este artigo, é exatamente para evitar que tenhas a sensação de fracasso. E que isto não aconteça novamente no final do próximo ano. Vamos analisar como elaborar um planejamento eficiente, e tornar nossos objetivos realizáveis e atingíveis.
Um grande fator que leva ao fracasso, é planejar muitas coisas sem realmente -se ater ao fato de que teremos apenas 1 ano para realizá-las. Então este é o primeiro ponto que iremos tratar. O Ano possui 12 meses e 54 semanas. Como me planejar para este período?

Um bom planejamento anual, começa escolhendo 4 grandes objetivos para o próximo ano. Objetivos respondem a pergunta “O que eu quero alcançar?”.Liste seus objetivos por escrito. Não importa quais tipos de objetivos você tenha em mente. Eles devem ser escritos. O que não merece ser escrito, não merece ser realizado. Desta forma, teremos 3 meses para focar nossas forças em um único objetivo, tendo assim uma chance bem maior para concretizá-lo. Desta forma, estabelecemos um calendário para nosso próximo ano. O passo seguinte será estabelecer os passos necessários para a realização de cada objetivo.

Plano de ação

Uma vez escritos seus objetivos, faça o seu plano de ação. Responda a essas perguntas:

• O que preciso fazer para alcançar os meus objetivos?

• Quais recursos já tenho e de quais recursos vou precisar?

• Quem pode me ajudar?

• Em quanto tempo quero isto realizado? Estabeleça uma data limite.

Estratégias

Respondidas essas perguntas acima é hora de pensar nas estratégias. Como conseguir os recursos? Como convencer outras pessoas a me ajudarem? Quantas horas por dia, por semana, devo me dedicar a cada projeto? A palavra estratégia,significa “arte do general”, do francês stratégie; “oficício ou comando do general”, do grego strategia.

Definir os objetivos que pretendes alcançar no próximo ano, é uma ação que você deve se comprometer a realizar. Da forma como foi mostrado, você consegue planejar realmente o que deseja conquistar, e terá um bom tempo para se dedicar tornando sua realização algo possível e dentro de seus limites.

Espero que este artigo possa trazer uma pequena luz no fim deste ano, e desejo que você tenha um bom planejamento de seu próximo ano.

Que o ano de  2012  venha cheio de momentos mágicos.

Abraços, Sucesso e Até Breve.

Reflexões de final de ano

Comentários

Comentários