Geral

Estado cria grupo de estudo para erradicar a pobreza

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS), criou um comitê consultivo para traçar estratégias para combater a pobreza no Rio Grande do Sul até 2022. O grupo será formado por representantes do Governo, do Judiciário, de entidades não governamentais e de associações de classe. O primeiro encontro aconteceu nesta terça-feira (26), na sala de reuniões da SJDS.

A ideia de desenvolver o trabalho surgiu após o seminário O Fim da Pobreza: Perspectivas para o Rio Grande do Sul, realizado no final de 2009, em que foi apresentada uma pesquisa da Fundação de Economia e Estatística do Estado (FEE) com os dados sobre a evolução da pobreza. Na reunião, informações atualizadas  foram repassadas para os participantes, que propuseram novas formas para realizar o trabalho.

No encontro, o presidente da FEE, Adelar Fochezatto, mostrou o estudo desenvolvido com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir deste material, os integrantes do comitê discutiram estratégias de desenvolvimento da ação. Para o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, compartilhar experiências é essencial para traçar políticas públicas de combate à pobreza.

Além da SJDS e da FEE, integram o comitê representantes da Secretaria-Geral de Governo, da Secretaria do Planejamento e Gestão, dos conselhos estaduais de Assistência Social (Ceas) e dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica), do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Instituto Vonpar, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, da Fiergs, da Farsul, da Fecomércio, da Federasul e da Famurs.

Comentários

Comentários