Vereador quer construção de Vila Olímpica em Santo Antônio
De acordo com o vereador, a Vila Olímpica será o ponto de encontro dos moradores, com a participação de escolas, empresas e associações esportivas, que poderão desfrutar de um lugar agradável, onde poderão realizar diversas atividades esportivas e físicas.
Odone Pires que já tratou sobre o assunto com o chefe do Poder Executivo, bem como o então presidente do Sindicato Rural do município Jorge Dutra, salienta que, para a construção da Vila Olímpica, haveria a necessidade de aquisição de uma área de terras com vistas a viabilizar o projeto ou que seja efetuada uma parceria ou convênio com o Sindicato Rural ou talvez com o Polo Universitário – FURG de Santo Antônio da Patrulha que disponibiliza de um amplo espaço físico para concretização desta obra. Na elaboração do projeto arquitetônico, conforme o vereador, o município poderia buscar recursos na esfera federal ou estadual, principalmente através da Consulta Popular da região.
“O município possui o Ginásio de Esportes Caetano Tedesco, que não comporta mais a demanda da população, com isso surge à necessidade da construção desta Vila Olímpica”, destaca o edil. “Essa Vila Olímpica, adaptada também dentro das normas de acessibilidade, visa proporcionar a integração da comunidade e incentivar a prática de esportes e atividades físicas,” frisou Odone Pires.
A Vila Olímpica contará com um campo de futebol com pista atlética, quadras de futsal, vôlei, basquete, cancha de bocha e piscinas e outras diversas modalidades para oferecer à comunidade patrulhense. A vila contará também com uma área destinada a uma quadra de laço, vaquejada, provas de montaria, gineteadas, touradas e outras modalidades de provas gauchescas.
Sempre pensando no bem comum da comunidade patrulhense, Odone Pires, disse que o projeto prevê ainda a construção de um ginásio de esportes, devidamente projetado para realizações de apresentações culturais, com ambiente para exposições e palestras, um anfiteatro para shows ao ar livre, um Galpão Crioulo e churrascaria com palco para apresentações dos CTG´s, além de uma área de camping, com toda infra-estrutura.
Odone Pires ressaltou ainda, que todos os eventos municipais, tais como: Rodeio Crioulo, Moenda, FENACAN e as finais de campeonatos municipais de futebol seriam realizadas na Vila Olímpica.
“Com esta Vila Olímpica, o município poderá participar de pacotes turísticos originários da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, através de convênio com a Administração Municipal, com a participação de turistas nos níveis nacional e internacional”, disse o edil.
O vereador lembrou que, com a facilidade da Freeway, o acesso ao município se torna fácil, com isso poderia ser incentivada apresentações semanais, aos finais de semanas, de CTG´s e outras modalidades tradicionalistas. “O município é próximo da Capital, das cidades das Regiões Metropolitana e Litoral Norte, facilitando desta maneira, o descolamento de turistas. Com essa Vila Olímpica poderemos ser incluídos no calendário turístico do Rio Grande do Sul, concluiu Odone.