Vida & Saúde

Vereadores solicitam implantação de um Centro de Tratamento Intensivo junto ao Hospital de Santo Antônio

Com o objetivo de oferecer aos pacientes do município e região mais segurança e conforto num momento tão delicado, que é a enfermidade, os vereadores Odone Pires (PMDB), Adelino Stecanela (DEM) e Margarete Pereira (PP) apresentaram uma indicação ao prefeito Daiçon Maciel da Silva solicitando a implantação de um Centro de Tratamento Intensivo – CTI, junto a Associação Educadora São Carlos de Santo Antônio da Patrulha, mantenedora do Hospital Municipal.

De acordo com os vereadores proponentes desta indicação, o Centro de Tratamento Intensivo de Santo Antônio da Patrulha poderia originar-se de um consórcio entre os municípios, prestando assim um atendimento regional. “A implantação deste Centro de Tratamento Intensivo no município será importante no trabalho de urgência-emergência e irá atender também as comunidades dos municípios próximos”, frisou o vereador Adelino Stecanela.

De acordo com o vereador Odone Pires, os recursos para instalação deste centro, teriam origem entre os próprios municípios do Litoral Norte e com convênios a serem firmados com os Governos Federal e Estadual. “Os municípios da região trariam seus pacientes para a Associação Educadora São Carlos através de ambulâncias locais. Durante o período de verão a um trânsito muito intenso na Freeway acarretando um número maior de acidentes, prejudicando o translado e pacientes em estado grave até o atendimento em nosocômios da Capital”, lembrou o vereador Odone Pires.

“A implantação de um Centro de Tratamento Intensivo no município é uma forma de reconhecer a importância da cidade no Estado e melhorar cada dia mais a saúde de nossa população. O centro vai permitir a ampliação do número de procedimentos de média e alta complexidade, beneficiando vários municípios da região, além de uma população estimada em milhares de habitantes”, destacou a vereadora Margarete Pereira.

Segundo os vereadores, a instalação deste centro abrigaria uma ampla sala, onde os familiares receberiam os boletins médicos, além de novos leitos e equipamentos modernos. O centro teria ainda, vários profissionais: médicos, equipe de apoio clínico, técnicos e enfermeiros. Esses profissionais seriam capacitados e orientados no que diz respeito à dignidade e determinação de cada pessoa internada, estabelecendo e divulgando a humanização nos seus trabalhos, buscando amenizar os momentos vivenciados através do paciente e família.

De acordo com o vereador Odone Pires, o CTI é uma etapa fundamental para a superação da doença, onde os pacientes têm mais conforto e são assistidos 24 horas, por dia. “É muito importante para o avanço terapêutico, tendo em vista que a separação dos enfermos do convívio familiar e dos amigos pode ser amenizada através das visitas diárias em alguns casos”, disse Odone Pires.

Em uma reunião no Gabinete do Prefeito, no dia 15 de junho, com a presença de representantes do Poder Executivo Municipal, bem como dos vereadores João Luís Bacana, Adelino Stecanela, Tadeu Neves, Odone Pires e Margarete Pereira, além de moradores que reivindicam a contemplação da cidade com uma UTI Móvel ficou sugerido a proposta da busca de apoio para angariar um Centro de Tratamento Intensivo para Santo Antônio da Patrulha. Odone Pires, proponente desta sugestão, lembrou que um CTI no hospital do município seria mais benéfico para a população.

Comentários

Comentários