PT do Litoral Norte se organiza para campanha eleitoral
A Coordenação Regional do Partido dos Trabalhadores do Litoral Norte reuniu-se no domingo (18), em Capão da Canoa, para tratar da organização da campanha de Dilma e Tarso. Cerca de 40 pessoas, representando nove municípios, estiveram presentes para debater agenda, questões financeiras e organização interna.
O secretario de Assuntos Institucionais do PT/RS, Márcio Espíndola, contextualizou toda a construção da candidatura Tarso Governador, desde o processo eleitoral de 2009. Também comentou o fato de, neste pleito, o PT ter chapa a deputado estadual completa, com 74 postulantes, enquanto eram apenas 45 em 2006. Para deputado federal, são 19 candidaturas, com potencial eleitoral. “A nossa previsão é fazer cerca de 1,5 milhão de votos e aumentando a bancada federal de sete para oito deputados”, disse Espíndola.
A orientação do diretório estadual é de que as coordenações de campanha sejam diferentes para Dilma e Tarso, visto que o contexto que envolve cada candidatura é diferente. Comitês suprapartidários já estão sendo montados na região.
A candidatura do PMDB no RS também foi abordada. Márcio Espíndola fez uma análise dos descompassos da chapa – a coligação congregar apenas dois partidos, a dificuldade de unidade do PDT, a opção pela neutralidade ativa de dirigentes pemedebistas sem defender nenhuma candidatura nacional e o apontamento contrário a Pompeu de Mattos pelo TRE-RS são alguns dos fatos que minam o posicionamento da candidatura encabeçada por Fogaça.
Questionado sobre a convocação de ocupantes de cargos comissionados para a campanha, Márcio reforçou sua importância. “É fundamental que façam o seu trabalho na institucionalidade, mas que, fora do seu expediente, trabalhem para que possamos ter vitória eleitoral”, orientou, destacando que os espaços políticos pertencem à coletividade, ou seja, ao partido. Para melhorar esse quadro, a vice-prefeita de Mampituba, Ana Moro, Cândido e Bruno (Capão da Canoa) passaram a ser os responsáveis pela mobilização dos quadros institucionais do PT na região.
Outra orientação deu-se no sentido de cobrar a contribuição estatutária mensal dos filiados e reunir o diretório para deliberar sobre os cargos comissionados que não participarem da campanha eleitoral. “Essas pessoas devem ter os cargos colocados à disposição do partido”, disse Márcio.
O vereador professor Denílson pediu orientações sobre a questão financeira da campanha Dilma/Tarso, especialmente sobre a arrecadação de doações e a contratação de serviços durante o processo eleitoral. Márcio Espíndola deve consultar a coordenação financeira da campanha para encaminhar a questão. Além disso, comprometeu-se a pedir agilidade no processo de distribuição dos materiais de campanha.
Segundo o coordenador regional Sandro Coelho, está confirmado roteiro do candidato Tarso Genro no litoral no fim do mês. Tarso visita o Parque Eólico de Osório e inaugura comitê regional em Tramandaí na manhã de 30 de julho. O presidente do PT/Osório, João Fernando Marques, sugeriu incluir uma visita à Feira do Produtor, que ocorre no município aos sábados e tem forte apelo popular. A coordenadora da Secretaria de Mulheres da Micro Litoral Norte, Melissa, de Torres, sugeriu que o grupo contate a coordenação da campanha de Abgail Senadora para convidá-la a visitar a região, tornando a candidata comunista mais conhecida no Litoral Norte.
Na oportunidade, foram indicados os vereadores da microrregional para compor a Associação de Vereadores do PT: Pedro Dornelles, de Capão da Canoa, é o titular, Clayton Ramos (Tramandaí) e Carla Macan (Três Cachoeiras) ficaram na suplência. Também foram escolhidos os coordenadores da campanha Paim/Abigail ao Senado, Cândido (Capão da Canoa) e vereador Tadeu (PCdoB/Xangrilá).