Reunião discute instalação da UERGS em Osório
Na ocasião estavam presentes os conselheiros do Conselho Superior da Universidade, que representam a entidade máxima, para discutir a pauta n° 3, relacionada a instalação do pólo em Osório, (processo 568-1950/10-3) estavam presentes o prefeito municipal de Osório Romildo Bolzan Jr. e o Presidente da Câmara Municipal Vereador Professor Denílson da Silva.
Na oportunidade o Reitor da Universidade, Fernando Guaragna Martins, concedeu a palavra ao prefeito que reafirmou sua intenção dizendo que no atual momento o município tem totais condições de receber o campos da UERGS. Enfatizou a localização extremamente privilegiada que terá previsão de 22 hectáries de terra localizados na RS 030, entroncamento da Estrada do Mar.
“Não estamos pra desconstituir a unidade Cidreira e sim pra agregar mais valor a Universidade Pública, formação de graduação de outras possibilidades, gerando qualificação de mão de obra, sendo assim percebe-se que é de extrema importância a participação de toda região. Não adianta fazer cursos que conflitem com os que já nos é ofertado, a idéia é se voltar para o desenvolvimento regional”, enfatiza o prefeito Romildo.
Representando o Legislativo Osoriense o Presidente da Câmara de Osório, Professor Denílson da Silva, finalizou reforçando o interesse dos Edis municipais: “O movimento é consciente e responsável e conta com a parceria da Câmara Municipal, portanto tudo o que está sendo encaminhado pelo Prefeito Romildo acredito que será referendado pelo Legislativo de Osório, pois se temos discordâncias políticas, nós todos comungamos da mesma idéia quando a Educação pública acena para esta grande possibilidade, que é uma grande responsabilidade tanto da gestão que vem sendo realizada quanto para as que estão por vir”.
Atualmente o município conta com a faculdade FACOS e Instituto Técnico Federal (IFET). Em cidades vizinhas, há campus da FURG (Santo Antônio da Patrulha), UNISC (Capão da Canoa) e UFRGS (Imbé), além da ULBRA (Torres).