Geral

RS apresenta ao Senado ações de combate à criminalidade nas fronteiras

O Rio Grande do Sul foi o único Estado dos quatro da região Sul do País (RS, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul) a comparecer à audiência pública da Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira, do Senado Federal. Sob o tema “Fronteiras e Segurança Nacional”, a audiência foi realizada na manhã desta terça-feira (07), em Brasília, com o objetivo de fazer um diagnóstico da realidade de cada estado da Federação no combate à criminalidade pertinente às regiões fronteiriças.

No encontro, o secretário-adjunto da Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS), Juarez Pinheiro, fez uma síntese de todas as ações da pasta no âmbito do Estado. A principal delas, conforme Pinheiro, refere-se à aplicação das diretrizes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para combater o abigeato nas fronteiras. O processo envolve 33 municípios fronteiriços e estabelece a união de esforços entre as instituições de segurança.

Juarez Pinheiro fez uma referência ao trabalho já desenvolvido no País, que resulta, entre outros pontos, na apreensão de 80 mil armas por ano. O secretário-adjunto ressaltou aos senadores a importância de haver um trabalho integrado entre as instituições de segurança e, do mesmo modo, uma parceria entre Federação, Estados e municípios, para atingir os objetivos, levando em conta as diferenças regionais das fronteiras em todo o Brasil.

Comentários

Comentários