O Homem centenário de Xangri-Lá: nascido em 1911 completará 100 anos dia 21
De descendência polonesa, é natural de Curitiba/PR, mas vive no Litoral Norte desde muito menino. Chegou na região por volta de 1950, e destaca sua atuação como mecânico, “desde os 15 anos de idade”. Em sua vida profissional, de reconhecida capacidade, foi proprietário de oficinas mecânicas e até mesmo de um posto de combustível. Na Família, além da esposa Semilda, de 77 anos de idade, Oscar possui dois filhos, Ruth e José. Ambos estão em Osório, filhos de seu 1º casamento. Ele também relaciona netos e bisnetos.
Oscar diz que seu dia-a-dia é simples. Gosta de noticiários no rádio e na televisão; e freqüenta as atividades do Grupo de Idosos Nova Vida. Religioso, da Igreja Adventista, afirma que “a palavra de Deus é tudo”, e faz questão de entregar a todos alguns folhetos com orações. Informa que ainda lê, e que prefere livros relacionados à saúde.
Sua alimentação inclui, além do feijão, arroz, macarrão, todo o tipo de saladas, tudo preparado por sua esposa. Ele também aprecia frutas e alguns compostos de cereais e sementes – que ele mesmo produz. Caminha devagar com o auxílio de uma bengala, e explica que tem reumatismo na perna esquerda. “Fora isso, me sinto muito bem”, afirma.
Comenta que se sente abençoado, “pois poucos cidadãos” conseguem chegar à sua idade. Destaca que gosta de sua cidade, “é assim como um bairro, muito tranqüilo e sossegado para se viver”, define. Ele só lamenta a quantidade de desastres, naturais ou não, noticiados todos os dias. O Grupo de Idosos Nova Vida e a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura realizam uma festa no dia 20 de julho, para comemorar o aniversário do Homem Centenário de Xangri-Lá.