Programas municipais qualificam infraestrutura de Torres
São elas: revitalização da Avenida Beira-Mar na Praia Grande e Prainha, Drenagem e pavimentação da Avenida Benjamin Constant, saneamento dos bairros Igra Norte e Sul, recapeamento asfáltico de algumas áreas das Avenidas Barão do Rio Branco e Castelo Branco. Também inclusas no pacote de melhorias a recuperação das praças Claudino Pereira (Praia Grande), Nossa Senhora dos Navegantes (Praia da Cal) e Getúlio Vargas (Centro) e construção da praça Pedro Cardoso Duarte (Curtume).
A previsão é que a maioria destas seja concluída antes do inicio do veraneio. “A Administração Municipal não está medindo esforços para estarmos com tudo em dia antes da temporada, afinal, estamos reformando a casa com os moradores dentro”, explica o secretário. “Também estamos nos preparando para a Copa e as Olimpíadas, pois o turista, além de assistir aos jogos, irá querer conhecer a pujança cultural e as belezas da região. Este é um grande filão para ser aproveitado por Torres”.
Plano de Recuperação de Vias
Conforme cronograma do Plano de Recuperação de Vias da Prefeitura de Torres, além das pavimentações realizadas no bairro, três importantes avenidas do Município terão as obras de revitalização concluídas ainda na primeira quinzena de dezembro.
O trabalho na Avenida Benjamin Constante encontra-se em fase de conclusão. Esta semana deve ser terminada a drenagem. Restam a fazer 100 metros entre as Avenidas Barão do Rio Branco e José Maia Filho. Após será realizada a recuperação asfáltica em toda extensão das duas pistas: da Lagoa do Violão à Avenida Carlos Barbosa.
Também prestes a ser concluída encontra-se a Avenida Barão do Rio Branco. Restam a fazer 200 metros nas proximidades do Posto Esso. Assim que feita a drenagem da Avenida Benjamin Constant a obra seguirá nesta via. Após a drenagem, será recuperada a pista que ainda não foi asfaltada.
Na Avenida Castelo Branco, onde são executadas obras de saneamento dos bairros Igra Norte e Sul, a recuperação inicia na terça-feira (8/11) a partir da Avenida do Riacho nos trechos recentemente abertos para instalação do emissário. Também será reparado o capeamento, realizado em agosto, no perímetro entre a rótula da Ulbra e Supermercado Roal Master.
As recuperações asfálticas serão realizadas a partir do dia 21 de novembro. Com a colaboração do clima, as três vias serão concluídas ainda na primeira quinzena de dezembro. Neste pacote de asfaltamento também estão inclusas a orla.
Nova Orla
A Avenida Beira-Mar, no perímetro entre o Caminho da Santinha, na Prainha, e na Praia Grande, na altura da esquina com Rua Leonardo Truda, também serão concluídas no inicio de dezembro. Restam a fazer 300 metros de calçamento nas proximidades da praça Pinheiro Machado. A recuperação asfáltica da avenida será realizada conforme cronograma do Plano de Recuperação de Vias. Depois de asfaltada, serão injetados os meios-fios para demarcação da ciclovia.
A Prefeitura de Torres tem ainda previsto mais uma intervenção a ser realizada na Orla. Encontra-se em análise na Gerência de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal (Gidur/RS) o projeto que destina R$ 1 milhão para revitalização da orla da Praia Grande no perímetro entre as Ruas Leonardo Truda e Firmino Torelli. Caso aprovado, os trabalhos iniciam de forma organizada mesmo durante a temporada.
Plano de Restauro
As praças Nossa Senhora dos Navegantes, Claudino Pereira, Getúlio Vargas e Pedro Cardoso Duarte também recebem atenção da Administração Municipal. Iniciadas em abril, as obras são realizadas com recursos financeiros dos Ministérios da Cidade, dos Esportes e do Turismo e contrapartida municipal. No entanto, a falta de repasses do Governo Federal está atrasando o andamento dos trabalhos. “Apesar da primeira medição já ter sido realizada, o deposito do recurso federal ainda não ocorreu”, conta o secretário de Projetos e Obras Públicas.
Mesmo assim, as obras estão tendo continuidade, porém em ritmo desacelerado. “Os empreiteiros abraçaram a causa e estão tocando o trabalho, porém com menos funcionários”, explica o secretário. A única praça que se encontra em fase de conclusão é a do Curtume, as demais, devido a esta dificuldade, ainda não têm prazo definido para término. O secretário ainda revela que está previsto uma viagem a Brasília para solicitarem aos deputados que destinaram a emenda “uma intervenção para desfecho positivo da situação o mais breve possível”.
Saneamento Total
O saneamento do Igra é uma parceria do Governo Federal com a Prefeitura de Torres, com execução da Corsan. A obra eleva o índice de esgoto coletado de 64% para 85% de cobertura da região central do Município. A rede vai atender todo o Igra Norte e quase a metade do Igra Sul. Já foram executados 55% da obra, restando a fazer a construção da elevatória e as ligações domiciliares. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no segundo semestre de 2012.