Polícia Civil desarticula quadrilha interestadual de tráfico de drogas - Litoralmania ®
Policial

Polícia Civil desarticula quadrilha interestadual de tráfico de drogas

Na manhã desta sexta-feira (12/07), foi deflagrada a Operação Mercadores pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC) com o objetivo de desarticular uma quadrilha interestadual de tráfico de drogas. A operação foi coordenada pelo delegado Thiago Bennemann, titular da 4ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (4ª DIN) e contou com a participação de 50 policiais no cumprimento dos 10 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva.

Durante a operação foram presos quatro indivíduos, inclusive o líder da quadrilha que foi preso em Nova Santa Rita. Simultaneamente uma equipe do DENARC, coordenada pelo delegado Rodrigo Zucco, efetuou a prisão do paraguaio que seria o fornecedor da droga para essa quadrilha que estava estabelecida em Canoas, no território da paz. A prisão do paraguaio ocorreu em via pública, próximo da fronteira do Paraguai, quando o preso tentava fugir para aquele país. Os policiais e o preso devem chegar no Estado por volta das 14h30min, no terminal 2 do Aeroporto Salgado Filho.

Em Canoas, também foram apreendidos um revólver calibre .38, munição e 26 carros numa revendedora de veículos, produtos provavelmente adquiridos com o dinheiro do narcotráfico uma vez que a quadrilha utilizava revendas de automóveis para lavar o dinheiro, conforme as investigações da polícia. Em maio deste ano, já havia sido apreendido aproximadamente 300kg de maconha em um caminhão com placas do Paraná, ocasião em que o motorista, integrante da quadrilha desarticulada na operação de hoje, foi preso em flagrante. Segundo o delegado Heliomar Franco, diretor da Divisão de Investigações do Narcotráfico (DINARC), o grupo seria um dos maiores fornecedores de drogas da América Latina.

Conforme o delegado Thiago Bennemann, a quadrilha trazia, por ano, cerca de seis toneladas de entorpecentes para o Rio Grande do Sul, bem como também fornecia droga para o Chile e todo o Brasil. O delegado acredita que possivelmente outros países da América do Sul também recebiam drogas desse mesmo fornecedor paraguaio. As investigações tiveram início em fevereiro deste ano.

A coletiva de imprensa ocorreu na sede do DENARC. Além dos dos delegados responsáveis pelo caso, esteve presente o Chefe de Polícia Ranolfo Vieira Junior, que parabenizou os políciais pela êxito no trabalho.

Comentários

Comentários