Polícia Civil desarticula quadrilha interestadual de tráfico de drogas

Na manhã desta sexta-feira (12/07), foi deflagrada a Operação Mercadores pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC) com o objetivo de desarticular uma quadrilha interestadual de tráfico de drogas….

Na manhã desta sexta-feira (12/07), foi deflagrada a Operação Mercadores pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC) com o objetivo de desarticular uma quadrilha interestadual de tráfico de drogas. A operação foi coordenada pelo delegado Thiago Bennemann, titular da 4ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (4ª DIN) e contou com a participação de 50 policiais no cumprimento dos 10 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva.

Durante a operação foram presos quatro indivíduos, inclusive o líder da quadrilha que foi preso em Nova Santa Rita. Simultaneamente uma equipe do DENARC, coordenada pelo delegado Rodrigo Zucco, efetuou a prisão do paraguaio que seria o fornecedor da droga para essa quadrilha que estava estabelecida em Canoas, no território da paz. A prisão do paraguaio ocorreu em via pública, próximo da fronteira do Paraguai, quando o preso tentava fugir para aquele país. Os policiais e o preso devem chegar no Estado por volta das 14h30min, no terminal 2 do Aeroporto Salgado Filho.

Em Canoas, também foram apreendidos um revólver calibre .38, munição e 26 carros numa revendedora de veículos, produtos provavelmente adquiridos com o dinheiro do narcotráfico uma vez que a quadrilha utilizava revendas de automóveis para lavar o dinheiro, conforme as investigações da polícia. Em maio deste ano, já havia sido apreendido aproximadamente 300kg de maconha em um caminhão com placas do Paraná, ocasião em que o motorista, integrante da quadrilha desarticulada na operação de hoje, foi preso em flagrante. Segundo o delegado Heliomar Franco, diretor da Divisão de Investigações do Narcotráfico (DINARC), o grupo seria um dos maiores fornecedores de drogas da América Latina.

Conforme o delegado Thiago Bennemann, a quadrilha trazia, por ano, cerca de seis toneladas de entorpecentes para o Rio Grande do Sul, bem como também fornecia droga para o Chile e todo o Brasil. O delegado acredita que possivelmente outros países da América do Sul também recebiam drogas desse mesmo fornecedor paraguaio. As investigações tiveram início em fevereiro deste ano.

A coletiva de imprensa ocorreu na sede do DENARC. Além dos dos delegados responsáveis pelo caso, esteve presente o Chefe de Polícia Ranolfo Vieira Junior, que parabenizou os políciais pela êxito no trabalho.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Este conteúdo foi produzido em parceria com colaborador do Portal Litoralmania. O Litoralmania revisa, edita e publica o material assegurando qualidade, apuração e transparência, mantendo seu compromisso com informações confiáveis e bem fundamentadas.

Notícias relacionadas