Geral

Sarau de artes plásticas e seminário de Filosofia dão inicio ao “Observatório do Morro da Borússia: sensibilidade e lugar”

No dia 31 de agosto começam as atividades do projeto do Observatório do Morro da Borússia. Na sede da Arena Associação Socioambiental, em Osório, acontecerá o sarau “Histórias Ambulantes”, com Ana Flavia Baldisserotto.

Já em Capão da Canoa, no Campus da Unisc, será realizado o seminário “Ética e Meio Ambiente” com o professor Júlio Bernardes.

Ambas as atividades iniciam às 10h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no www.observatorioborussia.org.br ou pelo telefone (51) 8186-0571.

Artista formada pela UFRGS com Mestrado em História, Teoria e Crítica de Arte pela mesma instituição, Ana Flavia Baldisserotto, quer escutar histórias, memórias, vivências e saberes relativos a toda a região da Borússia.

O encontro pretende, também, explorar ferramentas e estratégias sensíveis de fixação, tradução e compartilhamento deste universo de narrativas, prevendo saídas a campo na busca por esta interação entre as artes e o meio ambiente. A experiência é aberta à comunidade em geral.

Júlio Bernardes é professor de Filosofia da Universidade de Santa Cruz do Sul e coordenador da pós-graduação em Filosofia da Psicanálise. No seminário serão discutidos a universalização do meio ambiente, categorias, conceitos e conteúdos da Ciência da Ecologia como valores morais e políticos universais. Discutir estes valores e as práticas individuais e coletivas, o desenvolvimento e as matrizes regionais, são os objetivos desta atividade.

O projeto

Entre os meses de agosto e outubro serão realizadas as oficinas e saraus que vão inaugurar o novo espaço da associação localizado no Morro da Borússia, em Osório, no litoral norte gaúcho. O projeto se propõe a contribuir para a capacitação de agentes culturais multiplicadores através de um conjunto amplo de atividades pedagógicas nas áreas de gestão cultural, informática, música, filosofia e artes visuais. Após a realização das oficinas e saraus será lançado o site do Observatório na Internet, com a publicação online do material captado durante o processo.

Proposto pela Arena, o projeto será realizado em parceria com a Cida Cultural e patrocínio do FAC/Governo RS. As oficinas e saraus são gratuitos e realizados em parceria com o Corede Litoral Norte, Unisc – Capão da Canoa, Secretarias de Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Educação das prefeituras de Osório, Itati e Capão da Canoa.

Curta a página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/observatorioborussia

Roteiro:

Sarau de Histórias Ambulantes – 31 de agosto

Ministrante: Ana Flávia Baldisserotto

Hora: 10h às 18h (com intervalo)

Local: Arena Associação Cultural Socioambiental

Endereço: Travessa 15 do Tombador, número 550. Bairro Arroio Grande (acesso pela parada 218 da RS-030).

Cidade: Osório.

Seminário de Filosofia: ética e meio ambiental – 31 de agosto

Ministrante: Julio Bernardes

Hora: 10h às 12h – 14h às 17h (com intervalo)

Local: Unisc – Campus Capão da Canoa

Endereço: Rua da Garoupa, s/n – Posto 2

Cidade: Capão da Canoa.

Comentários

Comentários