Educação

Escola de Santo Antônio é contemplada com o Projeto Menteinovadora

A Administração Municipal de Santo Antônio da Patrulha inova ao adotar a metodologia do Projeto Menteinovadora, desenvolvido pelo Grupo Mind Lab, a qual na visão interacionista, o ser humano é visto como aquele que constrói e é construído pela e nas suas interações.

A Secretaria Municipal da Educação vem investindo cada vez mais em programas e projetos, sentindo a necessidade de fortalecer práticas pedagógicas voltadas para a formação do professor enquanto mediador das interações vividas na escola pelos alunos e para o desenvolvimento das inteligências.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, realizou a formação continuada no mês de setembro com os Professores dos Anos Iniciais. A partir da formação continuada, os professores envolvidos vem desenvolvendo o projeto em sala de aula, com assessoria pedagógica dos profissionais e técnicos do Mind Lab.

A Metodologia Mind Lab coloca o jogo de raciocínio como uma significativa ferramenta de educação para colaborar no desenvolvimento de habilidades. Os jogos de raciocínio criam um ambiente de aprendizagem empolgante, em que os alunos lidam com desafios cognitivos, emocionais, sociais e éticos.

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o processo tem como foco as necessidades do primeiro ciclo da Educação Básica, alfabetização e formação de conceitos básicos.

Segundo a diretora Márcia Gomes, através da Metodologia do Programa é possível desenvolver situações de simulação de vida, de estratégias de pensamento e outras habilidades necessárias para o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e ético.

O professor é o mediador nos processos de ensino e aprendizagem possibilitando ao educando explorar o jogo e construir estratégias do pensamento.

Com a proposta foi possível perceber a motivação dos educadores e educandos pela busca de novas possibilidades de aprendizagem. “Sabemos que o resultado não será de imediato, no entanto, percebemos que os educandos, após a aplicação da metodologia, ficaram mais atentos, buscando estratégias a fim de solucionar os conflitos do cotidiano”, finaliza a secretária da Educação, Josélia Lorence de Fraga.

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