Simulados de acidentes cotidianos ocorre em Maquiné - Litoralmania ®
Geral

Simulados de acidentes cotidianos ocorre em Maquiné

O que fazer quando nos deparamos com um acidente veicular e suas vítimas? Como utilizar os equipamentos de primeiros socorros? Estas e outras questões foram respondidas no terceiro módulo da Capacitação em Proteção e Defesa Civil, realizado no sábado, 30 de agosto, pelo Projeto Taramandahy – Fase II, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.  A formação faz parte de ações previstas pelo Projeto e o Programa Petrobras Socioambiental torna possível que práticas de mobilização social como esta ocorram, estimulando o trabalho do Grupo de Voluntário em Busca e Resgate e o Núcleo de Defesa Civil de Maquiné (GVBR / NUDEC – Maquiné).

A atividade Primeiros Socorros / Atendimento Inicial foi tema deste encontro que reuniu membros da comunidade local, agentes e voluntários da defesa civil na Praça Municipal Atílio Mansan, centro do município. Entre os participantes estava Orlei Fantinel, deficiente visual e que apesar das dificuldades, realizou a prática de reanimação cardíaca com sucesso.

O treinamento em primeiros socorros foi apresentado pelo instrutor Fábio Bortolotti, do Resgate Médicos Cursos, abordando conhecimentos sobre análise de cena, suporte básico de vida, verificação de nível de consciência, liberação de vias aéreas, imobilização da cervical, reanimação cardiopulmonar (RCP), imobilização e transporte de feridos e identificação e utilização dos equipamentos de primeiros socorros.

Segundo o organizador da atividade e voluntário de Defesa Civil do GVBR / NUDEC Vicente Wolff, a compreensão das ações de primeiros socorros é essencial no cotidiano das pessoas. No entanto, são necessários mais treinamentos para se intensificar o conhecimento e dar respostas efetivas em caso de necessidade. Já os simulados são importantes meios para o aperfeiçoamento e correção das ações de prevenção e preparação para emergências, e um dos fatores para mudança de cultura organizacional.

Comentários

Comentários