A Diarista da Globo quase gera crise internacional
O episódio do seriado A Diarista, que foi ao ar na semana passada, onde Marinete foi trabalhar em uma casa de muçulmanos, criou polêmica entre a comunidade árabe brasileira. No programa, a personagem quebra propositalmente alguns objetos, que na tradição do povo árabe são considerados sagrados. Segundo informações do Jornal O Globo, por conta da crise, a equipe do Caldeirão do Huck, que está com viagem programada para os Emirados Árabes para uma série de reportagens, teria sido desconvidada pelo governo daquele país. A viagem está prevista para meados do mês de maio.
A reportagem de OFuxico entrou em contato com a Central Globo de Comunicação e com a assessoria do apresentador para comentar o caso. Ambas garantem que a viagem está confirmada. Como forma de retratação, a Globo, para desfazer qualquer tipo de mal-estar e ao mesmo tempo desculpar-se, no caso de seu humorístico ter ocasionado o problema, enviou um comunicado sobre o assunto à embaixada dos Emirados Árabes.
A mesma é assinado pelo Diretor de Comunicação Luiz Erlanger, e que OFuxico reproduz abaixo. Entre outras coisas, a nota diz que o ocorrido no seriado A Diarista se trata de um episódio isolado e que o fato será avaliado pela emissora. E ainda que, sendo feito o reparo, que o consulado reconsidere o pedido de autorização da viagem da equipe de Luciano Huck:
“Certamente, um episódio absolutamente isolado, em um programa de humor sem a menor intenção de ofender ninguém, será avaliado nas suas devidas proporções. Sabemos que os povos encaram o humor de forma diferente e esperamos que entendam que não foi nossa intenção insultar ninguém. Feito esse reparo, peço ainda que levem em conta que a viagem em questão é de caráter documental e certamente contribuirá para entendermos melhor essa rica cultura e estreitar o relacionamento entre nossos povos.
Confira a nota, na íntegra:
“Prezados Senhores,
A TV Globo se caracteriza por respeitar e estimular toda forma de diversidade. No jornalismo, pratica isso como norma. Mesmo na ficção – sempre que possível – procuramos estimular essa mesma proposta.
Até hoje no ar em diversos países do mundo, a novela O Clone, um dos maiores sucessos da nossa história é considerado um marco nas relações entre brasileiros e os povos islâmicos.
Ao ceder um consultor para acompanhar nossas gravações, temos certeza de que a comunidade árabe agiu em reconhecimento aos nossos bons propósitos sobre esse tema. Certamente, um episódio absolutamente isolado, em um programa de humor sem a menor intenção de ofender ninguém, será avaliado nas suas devidas proporções.
Sabemos que os povos encaram o humor de forma diferente e esperamos que entendam que não foi nossa intenção insultar ninguém. Feito esse reparo, peço ainda que levem em conta que a viagem em questão é de caráter documental e certamente contribuirá para entendermos melhor essa rica cultura e estreitar o relacionamento entre nossos povos.
Atenciosamente,
Luís Erlanger
Central Globo de Comunicação / Diretor”