Colunistas

A era da Informática

Não tem jeito mesmo, a era da informática veio para ficar e quem não embarcar neste trem perderá definitivamente o rumo da história. E não há meio termo, não se trata de um simples modismo passageiro, a tecnologia digital está incorporada não só aos computadores, mas em todas as mídias e aparelhos eletro-eletrônicos, TV, vídeo, rádio, máquina de lavar roupa, celular, etc.

O mais impressionante nesta história toda foi a rapidez com que este processo ocorreu, porque há 20 anos, quem tivesse um daqueles horríveis computadores de tela verde-fósforo podia ser considerado um excêntrico visionário, e há apenas 10 anos, quem tivesse e-mail próprio e internet discada era um privilegiado, e hoje estas coisas de e-mail, MSN, banda larga, Orkut, Blog, já são uma realidade para quase todos os brasileiros, que são os campeões mundiais de tempo gasto na rede mundial, ainda que muito se fale em “exclusão digital” (parece-me óbvio que um excluído social, será necessariamente um “excluído digital”).

Percebe-se que o que está em jogo é a questão da democratização do acesso à informação, eis que a informática está se tornando o caminho mais rápido e democrático de disseminação de notícias e informações, através da grande rede mundial de computadores, havendo a preocupação em não deixar grande parte da população também de fora desta rede, o que prova que o computador e a internet já são algo imprescindível no mundo atual.

Outra faceta importante da questão são os problemas psicológicos que estão advindos desta “informatização da vida humana”, eis que existem várias pessoas que estão sofrendo de compulsão, obcecadas pela internet, e que passam mais de 12 horas em frente ao computador, o que se consolida como uma verdadeira doença da vida moderna.

Por outro lado, mesmo que não soframos destas psicoses, não estamos livres de certas neuroses tais como: necessidade de abrir e verificarmos todos os dias nossos e-mails e darmos aquela espiadela na internet, pois do contrário, parece que nos está faltando algo e que estamos totalmente desinformados e desconectados do mundo.

Sem contarmos aquela preocupação com os “vírus” que poderão danificar todos os nossos arquivos, e apagar todos os nossos documentos, assim só estamos tranqüilos quando passamos um antivírus no computador, e muitas vezes nós mesmos estamos resfriados e deixamos de nos preocupar conosco. Viva a era da informática!

Comentários

Comentários