Colunistas

A Feira está na Praça

Na próxima sexta-feira, 28 de novembro, a cidade de Osório amanhecerá mais florida e cheia de vida e bulício. Inicia-se a Feira do Livro, em sua 23ª Edição, mas que o Rogério Bernardes, nosso jovem e empreendedor diretor do Litoralmania, curiosamente, em sua coluna, jura ser a 2ª, em razão de nunca ter sabido da existência das edições anteriores.

Curiosidades à parte, o que importa é que a Feira dirá para o quê vem. Sua comissão Organizadora esmerou-se nesses quase dez meses de zeloso trabalho no agendamento de todas as atividades que o evento irá ensejar. Serão renomados escritores convidados não apenas para a sessão de autógrafos de suas obras, como palestras, seminários e oficinas que, concomitantemente estarão ocorrendo.

Conheci a Feira do Livro de Osório na edição do ano passado. Chamou-me inicialmente a atenção o privilegiado local onde se instalaram as bancas dos livreiros e distribuidores: a Praça da Catedral. É um belo e aprazível local.

A Feira de Osório, fácil perceber, tem o carinho, o apreço e o incondicional incentivo, não apenas do Executivo Municipal, que não mediu esforços e recursos em vê-la agigantar-se, mas dos empresários, comerciantes e das próprias livrarias da cidade que se empenharam para o seu brilhantismo. E isso é por demais invejável.

Vêm-me à lembrança as dificuldades e empecilhos pelos quais passaram os membros da Comissão Organizadora da 2ª Feira do Livro de Capão da Canoa, realizada em março deste ano – da qual fui integrante – para obter o apoio dos empresários e, sobretudo, da administração daquele município. Sentia-se, até, o espírito conspiratório para o insucesso do evento, pois, na mesma ocasião e em local próximo à Feira, aconteceria um “Mega-show”, patrocinado pelo próprio executivo municipal, em parceria com empresários da construção, no qual o cachê destinado a um sertanejo global subsidiaria umas cinco ou seis Feiras.

Daí porque é invejável o evento que esta semana abrilhantará os dias de Osório, respaldado na forte interação entre sua Secretaria de Cultura, seu Executivo Municipal, a Comissão da Feira e, acima de tudo, toda a sua comunidade, indistintamente.

Estarei, sim, com muita honra presente como leitor e escritor. No sábado, 29 de novembro, às 16:30h., estarei autografando meu romance, Mar da Serenidade, no Palco da Feira, às sombras das árvores da Praça da Catedral. Espero poder abraçar e autografar a todos os meus leitores que, durante os últimos quinze meses me honram com a sua leitura e comentário neste Litoralmania.

Comentários

Comentários