A pedido: homenagem ao Dia do Jornalismo
Jornalistas do mundo inteiro, de países ricos ou pobres, de países mais ou menos democráticos, trabalham para levar à sociedade um bem precioso: a informação. Nesta tarefa – que a cada dia ganha mais importância e cria mais influência no metabolismo social – a atividade profissional do jornalista produz interpretação da realidade, indução de intenções, vontades, comportamentos e valores. Em cada sociedade, os jornalistas ajudam a produzir cultura, a constituir ou a desconstituir movimentos coletivos, a legitimar ou questionar as relações de poder estabelecidas. São, portanto, profissionais que cumprem uma relevante função social.
Hoje, ser Jornalista é ser um profissional da Informação. Sua função é coletar informações que sejam de interesse público e divulgá-las para a sociedade. Entre as especialidades da profissão, um jornalista pode ser: arquivista pesquisador, assessor de imprensa, diretor de redação, editor, jornalista, produtor de texto, repórter de televisão ou rádio, revisor, repórter fotográfico.
São esses profissionais que recolhem, apuram, selecionam, redigem, difundem idéias e as registram através de imagens e de sons. Eles ainda são responsáveis por interpretar e organizar as informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos. A divulgação dessas informações pode ser feita através de jornais, revistas, televisão, rádio, Internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público. O trabalho de todo profissional da informação deve ser orientado no sentido de garantir o direito à informação qualificada, ética, democrática e cidadã para toda a população.
O profissional de jornalismo tem o dever de transmitir à população os principais fatos e acontecimentos, mesmo que para isso tenham de desempenhar um grande esforço. O exercício diário da profissão e a corrida contra o tempo muitas vezes se confundem com os costumes. Tornando quase impossível diferenciar a vida pessoal do jornalista da função que ele exerce diariamente nas ruas ou redações. Até porque notícia não marca horário e pode aparecer em qualquer lugar.
Para muitas pessoas o trabalho do jornalista, principalmente de televisão, pode parecer glamouroso, mas algumas nem imaginam que, enquanto elas se divertem na folia, esses profissionais da comunicação fazem o possível e o impossível para cumprir o seu dever de informar com credibilidade.
Neste dia 7 de abril, dedicado a homenagear o profissional jornalista chamo atenção para a necessidade imperiosa de valorização da profissão e do profissional jornalista. De tão comum e cotidiano, fica difícil prestar devida atenção em como somos bombardeados por informação. São noticiários no rádio, telejornais, revistas, jornais diários e claro, os atuais Web sites sempre abarrotados de novidades, conhecimentos, cultura, fatos e fotos. É… nem sempre paramos para pensar no profissional que está por trás daquele texto bem escrito, que sintetiza várias horas ou dias em alguns parágrafos, que nos dão a perfeita localização no tempo e no espaço, nos transferindo conhecimento suficiente para podermos compreender, opinar e debater os assuntos do nosso interesse.
Poetas do cotidiano. Ah, sim. Assim deviam ser chamados estes ‘profissionais’ que nos poupam nosso precioso tempo, ofertando seus textos bem redigidos em forma de boa literatura para nossa degustação.
Arquiteto da ortografia, o bom jornalista é aquele que, assim como se faz na construção civil, emprega, da língua Portuguesa, os materiais básicos que 99% das pessoas comuns podem compreender, não fazendo disso um trabalho medíocre, mas, sim, emprestando sua arte para fazer com que tijolos, vergalhões, areia, pedra e cimento lingüísticos, nas medidas e proporções corretas, tomem a forma elegante e edificada que encontramos nas informações jornalísticas.
Para finalizar, neste 7 de abril, Dia do Jornalismo, gostaria de parabenizar todos os jornalistas pelo seu dia, mas principalmente, gostaria de fazer uma homenagem especial ao meu jornalista preferido, meu namorado Guilherme Dexheimer. Gui, admiro muito seu trabalho, você é um ótimo jornalista e se mostra cada vez melhor. Parabéns pelo seu dia! Te desejo muito sucesso sempre! Saiba que te amo muito e que quero ser a manchete principal da sua vida!
Nathalia Fernandes