Geral

Aberta a licitação para a construção de nova ponte entre Tramandaí e Imbé

Das cinco alternativas de traçado para a construção de uma nova ponte entre Tramandaí e Imbé, com o objetivo de desafogar o trânsito no Llitoral Norte, três foram aprovadas, em uma reunião com representantes das prefeituras de Tramandaí e Imbé, do Governo do Estado, por meio da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). O processo licitatório já está aberto para que a homologação da licitação ocorra em março, e em abril, seja feita contratação da empresa que fará o projeto. O estudo técnico e de viabilidade da obra deve custar R$ 1,2 milhão.

O Litoral Norte recebe, durante o verão mais de 1,1 milhão de habitantes, sendo que a população nos demais meses supera 258 mil pessoas. O aumento gera problemas no transporte, individual e coletivo intensificando o congestionamento no trânsito entre os municípios de Imbé e Tramandaí. A ponte Giuseppe Garibaldi, com 144 metros de extensão, apesar de ter duas pistas estreitas no sentido Imbé-Tramandaí e uma pista larga no sentido Tramandaí-Imbé fica intransitável. Uma das vias é destinada para pedestre e há um espaço improvisado para a pesca.

O superintendente da Metroplan, Oscar Escher, apresentou as alternativas de traçado, previstas no estudo de concepção da Avenida do Litoral. Foram aprovadas três possibilidades para a localização de uma nova ponte sobre o Rio Tramandaí:(conforme o mapa em anexo, as propostas aprovadas estão nas cores vermelho, amarelo e azul). Uma delas segue o traçado da antiga Ponte da Sardinha, derrubada em 2002; a outra fica próxima da Rua Alegrete, em Imbé e a terceira alternativa dá forma ao antigo projeto da Avenida do Litoral, com o traçado da ponte sobre a Lagoa de Tramandaí.

A nova ponte deverá ter entre 110 e 120 metros, ficará localizada a cerca de 200 metros do mar. Serão construídas duas pistas para veículos em cada sentido, com inclinação para a passagem de barcos, num vão estimado em oito metros. Ciclistas e pedestres deverão ter vias próprias para circular e pescadores poderão ficar em uma plataforma rebaixada específica para a pesca.

Comentários

Comentários