Aberta em Capão da Canoa a VII Semana do Ministério Público no Litoral Norte
O evento, promovido pela Instituição, juntamente com a Associação do MP e a Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc – Campus Capão da Canoa, contou com a presença do Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Ivory Coelho Neto.
“Diálogo vem do grego e quer dizer entendimento que vem do conhecimento”, disse Ivory ao justificar os eventos envolvendo o Ministério Público e a academia. Conforme o Subprocurador, o objetivo é mostrar “aos estudantes de hoje, quem sabe colegas de amanhã, esta Instituição multifacetada que, atualmente, traz funções sem similar no mundo todo”.
O Vice-Presidente da Associação do Ministério Público, Sérgio Harris, falou sobre a parceria com a Unisc que, há 30 anos, em Santa Cruz do Sul, aceitou o desafio proposto por Promotores na época, de colocar o MP para dialogar com o meio acadêmico. “Mesmo com tantas mudanças durante esses anos, a necessidade desse diálogo segue igual”, reafirmou o Promotor.
Por fim, o Promotor de Justiça Vinícius Lima, de Torres, apresentou o palestrante Mauro Rockenbach, que relatou o trabalho do MP nas operações Gabarito, em 2007, Missioneira, em 2011, e Leite Compen$ado, deflagrada em maio de 2013 e que já está na sua 6ª fase. O debate contou com a participação do Professor da Unisc Diego Romero.
O Promotor de Justiça relatou, por meio de slides, fotos, vídeos e áudios, como aconteceram as três operações, as duas primeiras que revelaram fraudes em concursos públicos em diversos municípios do Estado e a última, realizada em parceria com a Promotoria do Consumidor, que encontrou diferentes tipos de fraudes e adulterações envolvendo a cadeia produtiva do leite.
Rockembach descreveu as ferramentas legais e de inteligência utilizadas para as investigações e fez relatos sobre as experiências adquiridas em cada uma delas.
Estiveram presentes na abertura da VII Semana do Ministério Público do Litoral Norte o representante da Reitoria da Unisc, Professor Gonzaga Adolfo, a Coordenadora do Curso de Direito de Capão da Canoa, Karina Meneghetti Brendler, e os Promotores de Justiça Reginaldo Freitas da Silva, coordenador do Núcleo do Litoral Norte da AMPRS; Sávio Vaz Fagundes, Márcio Roberto Silva de Carvalho, Octávio Cordeiro Noronha, Roberto José Taborda Masiero, Daniel Ramos Gonçalves, Reginaldo Freitas da Silva e Antônio Metzger Képes.