Abril: Calor, nevoeiro e chuva abaixo da média no Sul do Brasil

O mês de abril marca a transição do verão para o outono no Brasil, e no Sul, essa mudança é sentida de forma mais gradual. As temperaturas médias diminuem, mas…
Padrão climático neutro, Anticiclone migratório atuará no RS nos próximos dias, tempo no RS em maio, Feriadão, Rio Grande do Sul
Foto: Arquivo: Prefeitura de Urupema
O mês de abril marca a transição do verão para o outono no Brasil, e no Sul, essa mudança é sentida de forma mais gradual. As temperaturas médias diminuem, mas ainda há dias quentes e de calor, especialmente no início do mês.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″]

Nevoeiro e Neblina: A frequência de nevoeiro e neblina aumenta em abril, principalmente nas madrugadas e manhãs com temperaturas mais baixas. Em algumas ocasiões, o nevoeiro pode ser denso e perdurar por várias horas.

Chuva: Historicamente, abril era um dos meses menos chuvosos do ano no Sul do Brasil. No entanto, nas últimas três décadas, os índices de precipitação aumentaram. Mesmo assim, abril ainda é um mês com muitos dias de sol.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″]

Previsão para 2024: A maioria dos modelos de clima indica que abril de 2024 terá chuva abaixo da média na maior parte do Centro-Sul do Brasil. No entanto, a MetSul Meteorologia prevê que o mês terá precipitação próxima ou acima da média em diferentes locais do Sul, com maior probabilidade na Metade Norte gaúcha e no Leste catarinense.

Temperatura: Há um consenso entre os modelos de clima que abril será um mês de temperatura acima da média histórica na maior parte do Brasil. No Sul, a MetSul prevê um mês com muitos dias quentes e de calor, com características semelhantes ao verão.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″]

Eventos históricos: Em 1999, abril teve um episódio de frio intenso com neve em algumas regiões do Sul.

Em 1941, a maior enchente da história de Porto Alegre ocorreu em abril, devido a um forte El Niño.

Tendências: A longo prazo, o Sul do Brasil tende a ter invernos mais amenos e verões mais quentes e secos.

As chuvas podem se tornar mais concentradas em determinados períodos do ano, aumentando o risco de estiagens e inundações.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″]

Para mais informações:

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”plano-especial-2″ numbers=”1″]

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas