Geral

Ações para impulsionar piscicultura são promovidas em Palmares do Sul

Nesta semana, uma turma de sete quilombolas de Palmares do Sul, beneficiários dos programas da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), recebeu orientações sobre criação e beneficiamento de peixes no Centro de Formação de Agricultores de Montenegro (Cetam), da Emater/RS-Ascar. Após a capacitação, serão repassados R$ 50 mil para a construção de açudes na comunidade quilombola do Limoeiro. Na sexta-feira (22/03), outra turma de quilombolas participará da capacitação.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Alex da Silva Corrêa, este trabalho ocorre desde novembro de 2012, através de reuniões, visitações, levando em consideração as demandas da comunidade.

OUTRAS AÇÕES – Além da equipe de Palmares do Sul, extensionistas de outros municípios do Litoral Norte também desenvolvem projetos voltados para subsistência, geração de renda e diversificação produtiva. O incentivo à comercialização de peixes diretamente aos consumidores é uma das ações fortemente desenvolvida pela Instituição, explica o gerente regional da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Volnei Leitzke.

No Litoral Norte, a Emater/RS-Ascar tem envolvimento na organização de 183 pontos de comercialização espalhados em 12 municípios. A previsão, neste ano, é que 125 toneladas de pescado sejam negociadas em feiras, nas propriedades dos pescadores e piscicultores e em outros pontos de venda.

Comentários

Comentários