Colunistas

Administração Publica X Cidadania X Turismo Responsável

Quintão era a praia conhecida pelas suas belas areias, pela sua vegetação característica e pela possibilidade de pesca farta.

Neste feriadão de 7 de setembro os comentários  mais ouvidos por parte dos veranistas de Quintão:

– Nossa praia continua abandonada

– Já na chegada, o acesso está horrível

– A água empossada nas ruas deixa uma imagem negativa

– Lodo e sujeira nas ruas, entre outros.

O turista que está acostumado a morar em cidades com  estrutura mais organizada sente a diferença e  reclama. Afinal, ele vem para descansar e quer os mesmos benefícios da cidade. Parte dos comentários se devem a expectativa que pairou entre moradores, veranistas e freqüentadores de nossa praia em relação à eleição do prefeito Ortiz. Acreditava-se que o prefeito seria a solução para a volta do prestígio do Quintão. Enfim, a solução para todos os problemas.

É com tristeza de nossa parte nos depararmos com uma Praia cinzenta, triste,  cada vez mais descaracterizada e pálida, se é que essa comparação pode ser feita. Um dos motivos que deixa nossa praia com este aspecto deprimente, é a falta de consciência por parte daqueles cidadãos   que jogam o que não lhes serve mais, na via pública Os seres não conscientes ao realizar  reformas nas  suas residências, ou mesmo ao fazer a limpeza de pátio, entulham suas calçadas de detritos.

Estes, ao final de semana voltam para suas cidades de origem acreditando ter feito grande proeza, limparam seus pátios O problema não é questão da falta e consciência, mas sim “da falta de educação e de respeito com a vizinhança”. Não cuidar do lixo de forma apropriada aumenta a proliferação de baratas, entre outros animais nocivos.

A maioria, não pensa na sujeira que deixaram para trás. Os entulhos ficam jogados nas calçadas por meses e nem ao menos solicitam que a sub-prefeitura faça retirada destes entulhos. Outros mais irresponsáveis ainda colocam seus detritos em terrenos próximos, quando não nas calçadas dos vizinhos, terrenos baldios, e na pior hipótese, em cima das dunas de areia. Isto quer dizer, que empurram o seu problema para outros, para a coletividade.

Devemos acabar com o círculo vicioso que se formou em Quintão ao longo dos últimos anos no tocante a jogar o nosso lixo na calçada.  São poucos os corajosos que encararam com vontade fazer a limpeza em frente aos seus lotes, colocando a grama em sacos e detritos diversos em locais apropriados.

Fica aqui a mensagem de alerta, a prefeitura sozinha jamais dará conta do recado. È necessário uma mudança de postura nossa. Não podemos fugir de nossas responsabilidades como cidadãos. Se não somos parte da solução, somos parte dos problemas.

e-mail miboconsultoria@terra.com.br

Fones: (51) 8444 3022
(51) 9833 0123

Administração Publica X Cidadania X Turismo Responsável

Comentários

Comentários