Alceu Moreira comemora a inclusão do Rio Grande do Sul no zoneamento agrícola para cana-de-açucar

O zoneamento de risco climático para a cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul (safra 2008/2009) foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (17). A portaria 54 relaciona os municípios contemplados e o período mais adequado ao plantio das cultivares aprovado pelo estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para Alceu Moreira, economicamente a inclusão de 398 municípios gaúchos no zoneamento da cana-de-açúcar significa autonomia e auto-suficiência, sem que haja dependência de outros estados produtores, além de possibilitar que o Rio Grande do Sul se transforme em exportador. “É uma grande vitória e que trabalha a sustentabilidade econômica do Rio Grande do Sul e principalmente a sua defesa e autonomia nestes dois produtos, álcool e açucar, que são estratégicos no processo de produção”, finalizou Moreira.

Para a identificação dos municípios aptos ao cultivo da cana destinada à produção de açúcar, etanol e para a fabricação de aguardente e alimentação animal foram avaliadas as exigências hídricas e térmicas da cultura, produtividade, nível de tecnologia, condições climáticas, solos e relevo.

Memória:

27/11/2008

O presidente do Parlamento gaúcho, deputado Alceu Moreira foi recebido, em Brasília, pelo Secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manoel Vicente Fernandes Bertone. A pauta da audiência a inclusão do Rio Grande do Sul no zoneamento agrícola da cana-de-açúcar.

24/09/2008

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB), está preocupado com a possível exclusão do Estado do Rio Grande do Sul no zoneamento para produção de cana-de-açúcar, depois de receber informações extra-oficiais desta possibilidade oriundas do Ministério da Agricultura e da Casa Civil.

Comentários

Comentários