Alceu Moreira receberá distinção de Deputado Emérito

A Assembleia Legislativa irá conceder o título de Deputado Emérito ao ex-deputado estadual e atual deputado federal Alceu Moreira (MDB).

A homenagem ocorrerá durante sessão solene, em formato híbrido, nesta quarta-feira (1º), às 14h, no Plenário 20 de Setembro.

A distinção foi proposta em 2020 pelo agora secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Edson Brum, e aprovada em dezembro por unanimidade pelo Parlamento.

Por causa da pandemia, o ato foi adiado para este ano. “Este é um reconhecimento à trajetória e à dedicação do Alceu, uma grande personalidade política de nosso Rio Grande do Sul.

Tem sido uma honra caminhar, aprender e lutar ao lado deste grande amigo, que muito tem trabalhado por melhores condições para a nossa população gaúcha, especialmente ao agronegócio”, disse Brum.

Regulada por Resolução de 1988, a concessão do título depende da indicação de um parlamentar em exercício de mandato, aprovada em plenário pela deliberação de, no mínimo, dois terços dos deputados, e só pode ser conferida uma vez a cada ano. Após a sessão solene, será descerrada uma fotografia do homenageado na Galeria dos Deputados Eméritos, localizada no Espaço Osvaldo Aranha.

“É uma honra receber distinção tão significativa para quem se dedica com afinco a servir ao povo gaúcho. Agradeço, meu amigo e companheiro de caminhada, secretário do Desenvolvimento Econômico do nosso Estado, Edson Brum, ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, e a toda nossa aguerrida bancada estadual gaúcha, que cumpre um mandato histórico e revolucionário no Rio Grande do Sul. Seguimos fortes e unidos pelo progresso da nossa gente e da nossa terra”, enfatizou o homenageado, deputado Alceu Moreira.

A sessão solene também será transmitida, ao vivo, pela TV Assembleia e redes sociais da Casa.

O HOMENAGEADO

Natural de Terra de Areia (antigo distrito de Osório), Alceu Moreira da Silva, 67 anos, é filho de agricultores e trabalhou como representante comercial de produtos agropecuários antes de entrar para a vida pública.

Foi vereador de Osório (1983-1988), vice-prefeito (1993-1996) e prefeito reeleito (1997-2002). Deputado estadual por duas legislaturas (2003-2010), presidente do Parlamento gaúcho em 2008, e deputado federal reeleito em 2018 para o terceiro mandato (2011-2023). Todos os cargos eletivos foram exercidos pelo MDB, partido no qual é filiado desde 1980.

Em 1999, foi presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Exerceu o cargo de secretário Estadual da Habitação e Desenvolvimento Urbano no governo Rigotto (2003-2006), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA (2019-2020) e é o atual presidente do MDB-RS e da Fundação Ulysses Guimarães Nacional.

Comentários

Comentários