Colunistas

Alegrai-vos sempre no Senhor! – Por Dom Jaime Pedro Kohl

IMG_1180-195x3001111111A exortação de Paulo: “Alegra-vos sempre no Senhor!”, ressoa como convite a criarmos uma expectativa nova, um anseio espiritual, um desejo de encontro importante que faz vibrar as cordas do nosso coração, porque o Deus rico de misericórdia está chegando.

         Lembremos a frase do Pequeno Príncipe: “Se tu vens, por exemplo, às 4 horas da tarde, desde às 3 horas já começarei a ficar feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz”.

Aproxima-se a festa do Natal, da vinda do Salvador, por isso o terceiro domingo de Advento é chamado “domingo da alegria” pelo prazer que começamos a sentir com esta vinda. Neste ano vem carregado com um ar de infinita misericórdia.

         Nossa alegria não é simples festa, diversão ou euforia. É algo mais profundo que ninguém nos pode tirar: é a alegria da certeza que o Reino de Deus já está no meio de nós, que o Príncipe da paz e da misericórdia se oferece a todos.

         A alegria é um elemento constitutivo do Reino de Deus; é fruto do Espírito no coração dos cristãos; ela se mantém em meio às perseguições e até mesmo no martírio. Para Paulo ela faz parte do estado normal do cristão, não é um acessório, mas algo permanente. Por isso, “alegrar-se sempre, no Senhor”.

         E essa alegria é plena porque consiste em ‘estar com o Senhor’. Enquanto estamos com o noivo não podemos estar tristes. Os motivos de felicidade são maiores que própria alegria.

         “Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto”. Esta antífona litúrgica nos leva a rezar: “Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o Natal do Senhor, daí chegarmos às alegrias da salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene Liturgia”.

O Jubileu da Misericórdia que abrimos nos coloca neste caminho da alegria. Bastam duas citações do Papa Francisco para sentir isso: “Deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca se cansa de escancarar a porta do seu coração, para repetir que nos ama e deseja partilhar conosco sua vida”.

“Do coração da Trindade, do íntimo mais profundo do mistério de Deus, brota e flui incessantemente a grande torrente da misericórdia”.

Abramos a porta do nosso coração e deixemos essa torrente de graça e alegria entrar!

Neste domingo somos convidados a participar da Campanha da Evangelização, dando com alegria nossa colaboração nessa nobre missão.

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osóriodomjaimep@terra.com.br

Comentários

Comentários