Educação

Alunos de Ciências Biológicas pesquisam no Rio Maquiné

Os alunos da disciplina de Zoologia de Campo, do curso de Ciências Biológicas da FACOS, acompanhados pela professora Thais Castro, estiveram em trabalho de campo na Barro do Ouro, em Maquiné/RS. O objetivo foi implementar técnicas de coleta em pontos do Rio Maquiné e em trilha de Mata Atlântica bem conservada.

De acordo com a professora, os alunos puderam conhecer de perto o ameaçado bioma de Mata Atlântica strictu sensu e compreender a sua importância no contexto da conservação da biodiversidade mundial. “Trabalhos de campo são importantes para que os alunos reconheçam e identifiquem espécies importantes para a conservação da biodiversidade da fauna do Litoral norte do RS in locu e os ecossistemas onde ocorrem”, explica.

A experiência de atividades de campo para os graduandos em Ciências Biológicas é fundamental para a formação de profissionais com habilidades de elaborar sínteses teórico-práticas que serão relevantes para a sociedade à medida que integrem os diversos aspectos e conhecimentos das questões biológicas, ecológicas e ambientais em um contexto real de demandas sociais, especialmente em áreas protegidas como Maquiné/RS, reconhecida como reserva da biosfera pela UNESCO.

Comentários

Comentários