Geral

Aniversário da Biblioteca Pública foi comemorado em grande estilo em Osório

Os 70 anos de história e incentivo à leitura, da Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos de Osório, foram celebrados com grandeza, na noite de sexta-feira (05/07).

A programação especial teve violão e voz com Fabiano, apresentação da Banda Municipal; leitura sobre a história do patrono Fernandes Bastos feita por Marilaine Barcelos Goularte; a história da Biblioteca, com a professora e historiadora, Marina Raymundo; pronunciamento do secretário de Educação, Dilson Maciel da Silva;

vice-prefeito, Eduardo Renda; presidente do legislativo, Rossano Teixeira e do prefeito Eduardo Abrahão, o tradicional “parabéns pra você” e destaque para uma poesia de Tereza Gamba em homenagem aos 70 anos de aniversário. Ao final do evento foi servido coquetel aos presentes.

História da Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos

A Biblioteca foi criada em 15 de março de 1943, pelo decreto nº 35, passando a ser denominada Biblioteca Pública Municipal “Fernandes Bastos” no dia 5 de julho de 1943. Nesta época era prefeito o senhor Juvenal José Pinto e o secretário José Brusa Neto.

No princípio a “Biblioteca Fernandes Bastos” funcionava no segundo piso da antiga prefeitura. Por volta de 1952, foi transferida para o prédio dos fundos, onde funcionava o arquivo Público Municipal.

Em 1963, foi celebrado convênio para que a Biblioteca funcionasse junto ao Colégio Conceição. E, por muito tempo pensou – se que a Fernandes Bastos deixara de existir.
Só 1985, houve a reinauguração da Biblioteca com o novo acervo organizado e classificado, atendendo seus leitores e pesquisadores em sala do Edifício Mergulhão.

Em 1987, a Biblioteca foi transferida para o local onde se encontra hoje, no antigo prédio da Prefeitura, em ambiente mais amplo, acomodando melhor o acervo e atendendo com maior qualidade os seus usuários. Em 1994 foi fechada para restauração do prédio, reabrindo no mesmo espaço em 1995.

Com a reforma que ocorreu em 2012, a biblioteca ampliou seus espaços. O segundo piso agora possui biblioteca infantil, sala para reuniões, Sala Verde e videoteca. No primeiro piso, estão o acervo bibliográfico totalizando 17 mil obras processadas com padrões internacionais de recuperação da informação. Os conteúdos deste acervo abrangem as diversas áreas do conhecimento com ênfase na literatura. Também se encontra no primeiro piso o espaço para leitura de periódicos e mesas para estudos. Quanto aos recursos tecnológicos a biblioteca disponibiliza microcomputadores com acesso à internet e rede wi-fi para quem traz seu próprio equipamento. O catálogo bibliográfico e o empréstimo estão informatizados através do software Biblivre. Este software é de domínio público e permite realizar a catalogação, a difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas e a inclusão digital do usuário.

A Biblioteca Pública possui uma estrutura física acessível em seu primeiro piso, com rampa na entrada lateral, banheiro e balcão de atendimento adaptados. Está climatizada, o que permite maior preservação das obras e conforto aos usuários. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 12 h e das 13h às 20h e 30min e aos sábados das 8h às 11h e 30min.

Conta com uma equipe multidisciplinar: auxiliares de biblioteca, professores e uma bibliotecária. A Biblioteca presta os seguintes serviços: atendimento ao público (empréstimo domiciliar e auxílio nas pesquisas); orientação à pesquisa bibliográfica; contação de histórias voltada ao público infantil; seção de vídeos comentados; atividades pedagógicas de educação ambiental na Sala Verde com parceria da Secretaria do Meio Ambiente. Periodicamente realiza exposições de escritores, dando ênfase aos escritores osorienses; concursos literários e apoio a todos os eventos que promovam o livro, a leitura e a literatura no Município de Osório.

Comentários

Comentários