Educação

Ano letivo da rede municipal de ensino inicia em Torres

Na segunda-feira (27/02) 1800 alunos do ensino fundamental da rede municipal retornam as aulas. Entretanto a maratona para que se cumpram os dias letivos, exigidos pela legislação, professores e demais profissionais das escolas reiniciaram os trabalhos no dia 13 de fevereiro com o cerimonial de abertura do ano letivo. Na solenidade, realizada no Centro de Eventos da Ulbra Torres, o prefeito João Alberto Machado e a secretária Lea Gállio Gründler recepcionaram os profissionais e apresentaram o projeto anual do programa Educar Faz Bem, que este ano terá como tema “Escola e Família: Contexto e Possibilidades”. Na sequencia, os profissionais assistiram a palestra motivacional “Educar é um exercício mágico”, com o palestrante Lilo Dornelles.

Porém, a Secretaria Municipal de Educação não parou mesmo no período de férias das unidades escolares. Após as formaturas no final do ano passado, os trabalhos prosseguiram visando os preparativos para 2012 e o atendimento a educação infantil e o projeto verão Escola Zona Sul. Formação continuada de servidores, adequações, manutenção do sistema operacional, inscrições, matrículas, dentre outros serviços foram fatores que contribuíram para que os profissionais da rede definissem todos os detalhes da temporada que agora se inicia.

A rede municipal de ensino de Torres conta com 8 unidades de ensino fundamental. A rede oferece aos alunos atendimento psicológico, social, oftalmológico e alimentação nutritiva e balanceada. A SME também é responsável pelo transporte escolar diário de quase três mil alunos, nos três turnos. Além dos alunos da rede municipal, também são transportados os alunos da rede estadual.

O transporte é realizado através de veículos próprios da secretaria, quatro ônibus e um microônibus, oito linhas contratadas através de licitação e distribuição de passagens para ônibus coletivos.

O ensino fundamental mantido pela Administração Municipal é o melhor do Litoral Norte e está entre os 700 melhores do Brasil de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Investimentos em infraestrutura, implantação do contraturno escolar, criação do Sistema de Avaliação do Ensino de Torres (SAET), Portal do Aluno, qualificação do transporte escolar são algumas das ferramentas promovidas para avanços e qualificação da educação oferecida pelo Município. São ações que traduzem a importância com que a Administração Municipal vê o setor educacional e o entendimento da necessidade de uma base sólida para que as crianças atendidas pela rede municipal tenham um futuro promissor.

Comentários

Comentários