Anticiclone, ar quente e úmido da Amazônia, jato de baixos níveis, frente fria: os próximos dias no RS - Litoralmania ®
Tempo no RS
Geral

Anticiclone, ar quente e úmido da Amazônia, jato de baixos níveis, frente fria: os próximos dias no RS

O Rio Grande do Sul terá um fim de semana marcado por tempo estável, com manhãs e tardes de temperaturas amenas, segundo o Boletim Integrado Agrometeorológico 33/2024, divulgado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Hoffmeister Assistência Funeral

Na sexta-feira, 16 de agosto, um anticiclone migratório, que chegou ao estado na quinta-feira, ainda exercerá influência, mas com menor intensidade.

Existe a possibilidade de nevoeiro de advecção, especialmente na faixa litorânea e nas proximidades da Laguna dos Patos e Lagoa Mirim.

Durante a tarde e a noite, é esperado um aumento gradual de nebulosidade ao longo da fronteira com a Argentina, mas o tempo seguirá estável em todo o Rio Grande do Sul, com temperaturas mais amenas em comparação ao dia anterior.

Dr. Sander Fridman - 16/11

No sábado, 17 de agosto, o Jato de Baixos Níveis se intensificará durante a madrugada, trazendo ar quente e úmido da Amazônia para o Rio Grande do Sul ao longo do dia.

Este fenômeno resultará em um aumento progressivo das temperaturas e da nebulosidade nas regiões da Fronteira Oeste, Região Central, Missões, Planalto Médio, Região Noroeste e Região Norte.

Nas proximidades da Laguna dos Patos e Lagoa Mirim, na Região Sul, poderá ocorrer nevoeiro de advecção pela manhã, causado pelo vento frio vindo do mar. Mesmo com o aumento da umidade e da temperatura, o tempo permanecerá estável em todo o estado.

Anticiclone, ar quente e úmido da Amazônia, jato de baixos níveis, frente fria: os próximos dias no RS

No domingo, 18 de agosto, o Jato de Baixos Níveis continuará atuando, mas com menor intensidade. A nebulosidade aumentará em todas as regiões, e as temperaturas seguirão em elevação ao longo do dia.

Existe a possibilidade de chuvas fracas na faixa de fronteira com o Uruguai, incluindo as regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste.

Já na segunda-feira, 19 de agosto, o desenvolvimento de um sistema pré-frontal sobre o Uruguai poderá provocar nevoeiros nas regiões Sul e Campanha antes da chegada de uma frente fria ao estado. As temperaturas devem continuar subindo durante o dia.

Xis do Jô

Na terça-feira, 20 de agosto, um cavado em altos níveis se formará, trazendo uma frente fria que deverá alcançar o Rio Grande do Sul até o final do dia.

Chuvas de intensidade fraca a moderada são esperadas, juntamente com um leve declínio nas temperaturas, especialmente na Região Sul.

Na quarta-feira, 21 de agosto, a frente fria já terá se estabelecido, provocando chuvas fortes nas regiões Sul e parte da Campanha, abrangendo cidades como Bagé, Pelotas e Rio Grande.

As temperaturas continuarão a cair com o avanço do sistema.

A previsão para os próximos sete dias indica chuvas de intensidade variada, com acumulados entre 30 e 100 mm na Metade Sul do estado, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Uruguai.

Nas regiões mais ao norte, incluindo Campanha, Fronteira Oeste, Missões, Litoral e Central, os volumes de chuva devem ser menores, variando de 1 a 30 mm.

O boletim também apresenta informações sobre as condições das culturas e criações de animais no estado. Acompanhe as publicações agrometeorológicas completas no site da Secretaria da Agricultura em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.

Comentários

Comentários