Apenados recebem curso de educação alimentar no RS
O Governo do Estado, em parceria com o Sesi, já formou cerca de mil pessoas por meio do Projeto Cozinha Brasil. O programa contabiliza até o momento a participação de 523 apenados, 89 servidores da área da segurança e 385 pessoas de comunidades socialmente vulneráveis, em diversos municípios do Rio Grande do Sul.
Operacionalizado pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), o projeto prevê economia de 30% no preparo dos alimentos, com o aproveitamento de todas as partes, inclusive o que normalmente é dispensado, como: caule, talos, cascas e folhas. O curso ensina também a fazer o uso correto de óleo e sal, ajudando na redução da taxa de colesterol.
O Cozinha Brasil trabalha, junto à população carcerária, conceitos de educação alimentar, saúde e qualidade de vida, contribuindo para a ressocialização de apenados. Também sugere mudanças nas preparações alimentares servidas nas penitenciárias, promovendo maior valor nutritivo e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e obesidade.