Padre da paróquia de Osório sofre grave acidente na BR-101
Geral

Após nove dias do acidente, padre Ceverino continua em estado grave

O padre Ceverino Craco, da Paróquia Nossa Senhora do Caravágio, de Osório, sofreu um grave acidente de trânsito, na tarde do sábado (20/06), na BR-101.

Ele conduzia um veículo, quando perdeu o controle do carro, saiu da pista e bateu em um poste.

A colisão ocorreu na altura do km 61, em Maquiné.

O religioso, de 55 anos, foi socorrido e encaminhado em estado grave a UTI do Hospital Mãe de deus, na capital.

A Diocese de Osório atualizou na tarde de hoje (29) seu quadro de saúde.

“Nesta terça-feira, 29/06, Pe. Luciano Motti e o bispo dom Jaime Pedro Kohl, novamente, visitaram o Pe. Ceverino.

Segundo informações a profissional de enfermagem, o quadro continua grave e estável.

A febre está sob controle.

Está sendo preparado para fazer uma tomografia. Este é um bom sinal, aguardado há alguns dias.

Nesse sentido, é necessário permanecer firmes na oração e na espera por melhores notícias”.

Veja abaixo as atualizações dia a dia.

➡  Atualização, às 16h30min, de 28/6, segunda:

Segue informações repassadas pela médica que acompanha o tratamento de Pe. Ceverino.

O estado de saúde permanece bem grave. A parte respiratória piorou bastante. A bactéria alojada no pulmão é agressiva, apesar do melhor tratamento já estar sendo administrado desde a semana passada.

Segundo a médica, está sendo tentando de tudo, mas infelizmente o caso está muito grave.

➡ Atualização, às 15h, de 27/6, domingo:

Infelizmente, de acordo com informações do início da tarde deste domingo, houve uma piora no estado de saúde de Pe. Ceverino.

Na noite passada, foi necessário realizar uma drenagem de tórax, ele encontra-se mais instável.

De acordo com os médicos, foram realizados todos os tratamentos necessários. Agora precisamos aguardar pela reação de Pe. Ceverino.

Dom Jaime encontra-se no Hospital e pede que seguimos firmes em oração pela recuperação de Pe. Ceverino, que agravou-se nas últimas horas.

➡ Atualização, às 13h, de 26/6, sábado:

Segue informações mais recentes fornecidas pelo médico de plantão ao Silvio, irmão do Pe. Ceverino:

Continua entubado mas sem febre, boa saturação do sangue, diminuindo o grau de sedação e que se continuar evoluindo assim na metade da semana poderá sair da intubação.

Embora permaneça a possibilidade de risco, segundo dom Jaime, “nos anima e nos move a continuarmos rezando e pedindo às nossas comunidades a se unirem nesse mutirão de preces. Tenhamos um abençoado final de semana. Abraços.”.

Atualização, às 18h, de 25/6, sexta:

A informação do dia de hoje após visita ao Pe. Ceverino é de que ele segue necessitando de cuidados intensivos. Ainda sedado e em tratamento.

➡ Atualização, às 15h33min, de 24/6, quinta:

Pe. Luciano Motti e dom Jaime estiveram no Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre e enviam informações:
“Há sinais positivos de estabilidade do quadro e melhora de alguns aspectos. Não há febre. Saturação sanguínea está boa. Diminuiu o nível de sedação, mas ainda está inconsciente.

A aparência do Pe. Ceverino está bem melhor, com rosto desinchado. As informações sobre o quadro do Pe. Ceverino foram repassadas pela enfermeira coordenadora do turno. Não foi possível falar com o médico.

Saímos com bastante esperança e certos de que a oração de todos está ajudando com eficácia. Continuemos nesta grande corrente de oração e solidariedade ao Pe. Ceverino.” (Pe. Luciano Motti)

Atualização, às 12h45min, de 23/6, quarta:

Na manhã de hoje, 23/6, dom Jaime esteve visitando mais uma vez o Pe. Ceverino no Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre.

Segundo a médica que acompanha o caso, o Pe. Ceverino teve uma pequena e leve melhora no pulmão que acende uma esperança, embora o estado de saúde continua muito grave.

Não está mais de bruços, mas não está excluído que precise voltar a essa posição.

Como tem um traumatismo no olho direito, ainda existe a preocupação sobre o quadro neurológico.

Dom Jaime pede que intensifiquemos nossas orações. Quanto a possíveis visitas, não são recomendadas para os próximos dias, pois mesmo que vá apresentando melhoras há previsão de maís uma semana de sedação com entubamento.

Continuemos com nossa oração. 🙌🏼🙏🏼

Atualização, às 21h43, de 22/6, terça:

Dom Jaime Pedro esteve no dia de hoje no Hospital Mãe de Deus e envia informações:

“Estimados irmãos, paz e bem. Estive visitando Pe. Ceverino pela manhã e pela tarde.

A situação continua muito grave e indefinida. Conseguiram limpar um pouco o pulmão de algo que deve ter ingerido no momento do acidente. Também conseguiram colocar ele de bruços para permitir melhor funcionamento dos pulmões, porém continua com ventilação mecânica máxima.

O que mais preocupa os médicos é mesmo o pulmão. Porque a tomografia da cabeça não acusa coágulos ou problemas maiores.

Os próprios médicos convidam a rezar e esperar numa reação positiva dos esforços que estão fazendo. Seguimos confiando e suplicando ao Senhor da que conceda o melhor para o Pe. Ceverino e a todos nós.” (Dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese de Osório).

Atualização, às 13h36, de 22/6, terça:

De acordo com informações da irmã do Pe. Ceverino, o estado de saúde hoje apresentou uma piora com um quadro de Pneumonia. O médico que acompanha o caso informou aos familiares que segue grave o estado de saúde.

Mantemos todos/todas firmes na oração. 🙏

Atualização, às 16h46, de 21/6, segunda:

O bispo dom Jaime Pedro esteve no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, e informa sobre o estado de saúde do Pe. Ceverino.

“Olá irmãos, estive visitando o padre Ceverino. Está entubado e sedado. O que preocupa no momento é o pulmão que provavelmente foi machucado pelo próprio impacto ou ter aspirado algo que causa infecção. Deverão fazer uma fibrilação ainda hoje, segunda-feira, 21/06, que deverá ajudar a limpar o pulmão. Outro fator positivo é que segundo testemunhas, pe. Ceverino não foi arremessado para fora do carro como inicialmente informado, mas retirado por um casal.

O impacto contra o poste foi muito violento. O que podemos fazer é intensificar as nossas orações para que os médicos, muito atenciosos, consigam fazer os diagnósticos corretos a fim de medicar conforme a situação real que vai se esclarecendo aos poucos”. (Dom Jaime Pedro Kohl)

Atualização, às 8h57, de 21/6, segunda:

Pe. Ceverino continua sedado, quadro estável e realizando exames. Ao longo do dia, assim que tivermos novas informações, divulgaremos aqui.

Atualização, às 14h18min, de 20/6, domingo:

Pe. Ceverino permanece no CTI do Hospital Mãe de Deus, sedado para realização de exames.

Por se tratar de um acidente grave, com ferimentos no rosto e cabeça, realizou tomografia, que felizmente não acusou nada de particular.

No momento não estão autorizadas visitas em geral. O quadro inspira cuidados, pois é preciso monitorar sintomas decorrentes do impacto.

Pe. Ceverino encontra-se hospitalizado no Hospital Nossa Senhora Mãe de Deus em Porto Alegre, no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).

Comentários

Comentários