Após ser adiado devido ao ciclone: espetáculo “A Noiva da Lagoa” tem data divulgada em Osório

Após ser adiado devido ao ciclone, o espetáculo A Noiva da Lagoa acontecerá no dia 19 de julho, às 19h, na ACASO (Associação de Cabos, Soldados e Sargentos 8°BPM), na rua Leão Rodrigues Madalena, 392, Bairro Pitangas, em Osório.

A lenda da Lagoa dos Barros é um dos crimes de feminicídio mais importantes da história do Rio Grande do Sul, com ampla pesquisa documental sobre o crime, esta montagem conta com a dramaturgia das atrizes, sob supervisão de Rafael Guimaraens, e direção de Xico de Assis.

A peça teatral é realizada através da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Para a criação do espetáculo, foi realizada abrangente pesquisa sobre o crime, bem como entrevistas com mulheres vítimas de violência, acolhidas pelo Projeto Borboleta, do Foro Central de Porto Alegre.

A equipe de criação é formada por um grupo de artistas que trabalharam colaborativamente na encenação do espetáculo. A direção aborda a cena a partir do conceito de relação tóxica, enfatizando as dinâmicas que levam ao crime de feminicídio.

A dramaturgia, criada pelas atrizes, aborda o tema pela perspectiva feminina, cujas cenas são inspiradas nos relatos atuais de violência doméstica, mescladas com testemunhos de mulheres sobreviventes de tentativas de feminicídio.

A cenografia de Lilian Maus, inspira-se na lagoa dos Barros, local onde o corpo de Maria Luiza Haussler, foi descartado em 1940, pelo namorado, fato que gerou a lenda da noiva fantasma.

A iluminação assinada por Carmem Salazar integra-se às demais linguagens que compõem a cena, criando um ambiente que reproduz espaços-tempos múltiplos, o real, da década de 1940, quando ocorreu o crime, em tom sépia, o fantástico, da lagoa assombrada, com sombras, ângulos insólitos e tons noturnos intercalados com momentos de luz documental, branca, fria, para os depoimentos e relatos de violência.

Os artistas trabalharam sobre o conceito de tríade expressiva, criando três planos: realidade-depoimento, alucinação-mítico, memória-reconstituição histórica.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários