Educação

Apresentada área que abrigará o novo Campus da UFRGS, em Tramandaí

A instalação da UFRGS no Litoral Norte foi oficializada em cerimônia realizada na tarde de sexta-feira, dia 13, na área que sediará o novo Campus. Autoridades, representantes da comunidade e membros da Administração Central e de unidades e órgãos da Universidade participaram do evento que contou também com um espetáculo da cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá. O superintendente de Infraestrutura da UFRGS, Alberto Tamagna, abriu a cerimônia apresentando aos convidados algumas informações sobre a construção do Campus.

Segundo ele, a Universidade contará com instalações que permitam seu funcionamento autônomo, contando com biblioteca, ginásio de esportes e restaurante universitário, além dos laboratórios e salas de aula e demais unidades que abriguem as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A primeira fase de obras terá início em 2013, com a recuperação da estrutura já existente no local, totalizando 3 mil m2 de instalações. A segunda fase prevê a construção de mais 14 mil m2. O terreno na RS 030, doado pela Prefeitura de Tramandaí, tem 150 mil m2 e permitirá a instalação de um Campus de porte médio a grande, capaz de atender a cerca de dois mil alunos.

Representando os demais municípios do Litoral Norte, o prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister fez uma saudação especial ao professor emérito da UFRGS Irajá Damiani Pinto, articulador da instalação do Ceclimar no Litoral na década de 70, presente ao evento. Hoffmeister destacou que “a chegada do Campus Litoral Norte consolida uma relação histórica e fraterna da UFRGS com Tramandaí, iniciada com o Ceclimar”.

O reitor Carlos Alexandre Netto salientou o papel transformador da universidade. “Uma universidade transforma as pessoas e a vida das comunidades. A UFRGS está feliz por ser parte desta experiência transformadora que se inicia”, afirmou. Carlos Alexandre Netto destacou ainda que a UFRGS quer compartilhar com o Litoral o que tem de melhor no ensino, na pesquisa e na extensão.

Maré de Arte

As primeiras atividades da UFRGS na região serão de Extensão. A cerimônia de sexta-feira foi marcada também pelo lançamento do Festival de Inverno Maré de Arte, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão para acontecer entre os dias 29 de julho e 5 de agosto, com uma grande oferta de oficinas e espetáculos artísticos e culturais. A apresentação de Lia de Itamaracá para os estudantes que participavam da Semana da Juventude de Tramandaí no Centro Municipal de Eventos celebrou o lançamento do Festival Maré de Arte.

A pró-reitora de Extensão, Sandra de Deus, afirmou que a excelência da UFRGS é fruto também da relação da universidade com a comunidade. “Queremos que o Litoral Norte exija da Universidade tudo o que ela pode oferecer de melhor”, finalizou Sandra de Deus.

Comentários

Comentários