Geral

Apresentadas propostas de combate as drogas em Santo Antônio

Ocorreu a terceira de uma série de reuniões que a Administração Municipal está promovendo juntamente com os demais poderes do município, entidades, conselhos municipais e sociedade em geral, para em conjunto encontrarem políticas públicas que freiem o crescente consumo de drogas em Santo Antônio da Patrulha.

A Procuradora do Município, Dra. Ângela Machado coordenou os trabalhos da reunião de caráter informal, onde compuseram a mesa do encontro o Prefeito Municipal, Daiçon Maciel da Silva, Presidente do Legislativo Municipal, Ferúlio José Tedesco, Comandante da Companhia de Brigada Militar, Capitão Delamar Flebe, Delegado de Polícia, Juliano Aguiar de Carvalho, Assessora Jurídica da Prefeitura, Dra. Edna Pinto, Representante da OAB em Santo Antônio, Dra. Ana Clara Maciel e o Promotor de Justiça do município, Dr. Max Guazzelli.

A primeira proposta apresentada na reunião, foi dos servidores da Assessoria da Comunicação Social da Prefeitura Municipal, juntamente com o Conselho da Juventude, que apresentaram a proposta da realização de uma campanha para combater o uso de drogas por adolescentes no município. Uma das propostas do grupo é a criação de um vídeo, a exemplo da campanha “Show dá vida” que tinha como finalidade combater os acidentes de trânsitos que envolviam jovens. A equipe apresentou também outras propostas de mídia, como criação de cartazes e adesivos, além do trabalho em escolas e projetos sociais.

Os demais conselhos apresentaram inúmeras outras propostas que também visam ações de prevenção, combate e conscientização com relação a este problema social e de saúde pública.
     
PREVENÇÃO: PAIS X PROFESSORES

O Promotor Max Guazzelli sugeriu que os professores sejam capacitados, a exemplo de policiais militares do PROERD (Programa de Resistência à violência e a Droga), programa de nível nacional constituído de um curso, que é desenvolvido pelos Estados e executado pela Brigada Militar.

Em Santo Antônio o curso é ministrado pelo Sargento Marco e atende 460 alunos do município, trabalhando nos mesmos a conscientização quanto ao não uso de drogas e formação de futuros agentes educadores que repassarão aos demais essa idéia de “não as drogas” . Segundo o Promotor esses professores também seriam disseminadores dessa idéia, capacitando esses alunos em turno inverso ao da escola.

Daiçon Maciel da Silva entende como necessária à execução de uma audiência publica, para ouvirem pais e sociedade, suas opiniões e definirem quais ações serem e executadas. Segundo Daiçon, “o importante é realizar ações concretas, não apenas ficarmos no debate. O trabalho é árduo e demorado, mas é fundamental o esforço de todos, para chegarmos ao resultado esperado”, finalizou o Prefeito.
 
Ficou marcada uma nova reunião que ocorrerá no dia 23 de julho, na câmara de Vereadores, a partir das 14:00 h, a fim de fazer a apresentação do resumo das reuniões anteriores, bem com das propostas apresentadas pelos conselhos.

Estiveram também presentes a Chefe de Gabinete, Nara Diedrich, Secretária de Planejamento, Suiana da Luz Meregalli, Secretaria de Educação Interina, Anália Carvalho, Vereadores, João Cézar Freiberger, Flávio Sáltiel, Antônio Tadeu das Neves e Reni Germano da Silva, Conselheiros Tutelares do Município, representantes dos Conselhos Municipais de Segurança Pública e Diretos Humanos, de Entorpecentes, da Juventude, dos Direitos da Criança e do Adolescente, Assistência Social e da Secretaria de Saúde, além de representações de entidades do município.

Sugestões ou ainda participação voluntária na execução dos trabalhos, como atividades em escolas, pedágios educativos, produção do audiovisual e demais propostas, podem procurar a Secretaria de Planejamento através do telefone 3662 5845 ou e-mail para planejamento@pmsap.com.br com Edenílson.

Comentários

Comentários