Aquecimento global poderá produzir mais raios - Litoralmania ®
Variedades

Aquecimento global poderá produzir mais raios

A 14ª International Conference on Atmospheric Electricity (Icae), maior conferência do mundo na área de descargas e fenômenos elétricos na atmosfera, será realizada entre junho e agosto de 2011, no Rio de Janeiro. Será a primeira edição no hemisfério Sul e o Brasil foi escolhido como sede durante a 13ª Icae, realizada na China na semana passada.

O coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), Osmar Pinto Junior, será o presidente do comitê organizador do evento.

A conferência acontece a cada quatro anos desde 1954 e, nesta última edição, a participação brasileira ficou em quarto lugar entre os 25 países presentes, ficando atrás somente da China, Estados Unidos e Rússia. Dos 20 trabalhos brasileiros, 16 foram do Elat/Inpe. Ainda durante o evento na China, Osmar presidiu a seção sobre “Raios e o Clima”.

“Os cientistas que estiveram na 13ª Icae acreditam que o aquecimento global deva produzir mais raios em todo o planeta, com largas variações em diferentes regiões, o que requer o desenvolvimento de modelos regionais mais precisos que possam quantificá-las”, diz Osmar.

Estas variações são de particular importância para o Brasil devido ao seu extenso território. O Elat/Inpe está organizando para o final de setembro um workshop para discussão do efeito do aquecimento global sobre a incidência de descargas atmosféricas no Brasil e os impactos esperados para a sociedade.

O workshop também vai inaugurar a nova versão do Portal do Elat/Inpe, que deverá contar com mais informações e serviços para a sociedade.

Comentários

Comentários