Área semeada de arroz no estado avança para 70,49%
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) divulgou nesta sexta-feira números oficiais do avanço do plantio de arroz no Rio Grande do Sul. De acordo com a autarquia, o percentual de área semeada no Estado apresentou um pequeno avanço na última semana, novamente devido às condições climáticas altamente desfavoráveis.
Em virtude deste quadro atual se projeta uma redução na safra de 2010 de cerca de 1 milhão de toneladas, o que representa 12% a menos do que a safra anterior. Em 2009 a safra foi de 8 milhões toneladas. Os maiores problemas foram exatamente o atraso na época de semeadura em virtude das chuvas. Em 2008, no mesmo período já tinham sido plantados 98,3% da área ou o correspondente a 1,087 mil hectares.
O levantamento identifica que a Fronteira-Oeste como a mais adiantada com 86,34% (96,57% em 2008) da área plantada. Apesar do clima desfavorável, a expectativa é de que até meados de dezembro os produtores possam realizar os 30 % restante da semeadura, com recomendação de uso das cultivares de ciclo precoce e médio. A intenção de plantio para este ano é de 1,056 milhão de hectares.
A Fronteira Oeste anteriormente com atrasos na semeadura devido às restrições hídricas das barragens, encontra-se atualmente com semeadura suspensa em função das áreas inundadas pelas freqüentes chuvas que assolam a região. O mesmo acontecendo nas demais regiões. Na Depressão Central apenas o município de Candelária teve um pequeno avanço na semeadura.
Na Planície Costeira Interna avançaram a áreas semeadas em Guaíba e Tapes. Na Planície Costeria Externa ocorreram semeaduaras em Capivarí, SantoAntônio da Patrulha, Palmares do Sul e Torres que atingiu 100% da área semeada. Na Zona Sul apenas Santa Vitória do Palmar avançou de 80 para 85% da área semeada.