Arroio do Sal dá início a elaboração do Plano de Saneamento Básico

O principal instrumento que norteia a política de saneamento básico de uma cidade, o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), começou a ser organizado em Arroio do Sal com a nomeação, pelo Prefeito Luciano Pinto da Silva, dos 11 membros do Comitê Executivo. O grupo é formado por secretários municipais, diretores técnicos e servidores públicos.

Com o mesmo objetivo foi criado o comitê de coordenação do PMSB integrado por representantes dos conselhos municipais de Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social, Educação, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Câmara de Vereadores, da OAB/CREA,
da vigilância sanitária, das Associações dos Pescadores e Comercial, Industrial e de Serviços (ACIS), esta última representando as organizações da Sociedade Civil.

O secretário municipal de Planejamento e Trabalho, Cléo Renato da Silva Vieira, foi designado o coordenador geral do Plano Municipal de Saneamento Básico. A responsabilidade técnica será do engenheiro e funcionário da Prefeitura, Evandro Piccolo.

O documento a ser produzido, a partir de discussões em reuniões e audiências públicas, deverá abranger todo o território do município, contemplando as áreas urbana e rural. O plano será formado por cinco componentes do saneamento básico: Abastecimento de água, Esgotamento sanitário, Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e Controle de Vetores.

A elaboração do plano não só fará a análise da realidade, traçando estratégias para transformá-las para melhor, como irá buscar soluções para a universalização do acesso aos serviços, com qualidade, integralidade e de forma adequada à saúde pública, à proteção do meio ambiente e a redução das desigualdades sociais.

Segundo informou o secretário Cléo Renato, os encontros com a participação da população terão início em novembro, com ampla divulgação por parte do poder público muncipal.

Comentários

Comentários