Geral

Arroio do Sal e Rondinha recebem projeto “Identificando no Verão Legal RS”

Os balneários de Arroio do Sal e Rondinha, no Litoral Norte, receberão neste fim de semana a equipe do Departamento de Identificação (DI), do Instituto-Geral de Perícias (IGP). Na ocasião, por meio da unidade móvel do Departamento, os técnicos estarão colocando à disposição dessas comunidades a estrutura do projeto “Identificando no Verão Legal RS”, que visa a confecção de carteiras de identidade, preferencialmente, para pessoas carentes. A iniciativa é uma das ações do governo estadual no Verão Legal RS.

Em Arroio do Sal, no dia 9, a unidade móvel estará ofertando o serviço na Rua Alegrete, s/nº, na Praça Central. No domingo, 10, em Rondinha, as carteiras poderão ser confeccionadas no Parque Tupanci, no Quiosque Central (o parque se localiza entre Rondinha e o balneário Jardim Atlântico). A estimativa é que 100 carteiras de identidade sejam confeccionadas em cada uma dessas localidades.

O projeto

Promovido desde o início de janeiro último, o projeto “Identificando no Verão Legal RS” utiliza uma Unidade Móvel Itinerante de Perícia, percorrendo os balneários do litoral gaúcho e atendendo os cidadãos que necessitam da Carteira de Identidade (CIs). Conforme o DI, mais de 500 CIs já foram confeccionadas desde o começo da iniciativa.

O documento expedido é encaminhado a partir da foto digitalizada, impressões digitais colhidas em scanner e a assinatura coletada no pager, no momento em que a pessoa se apresenta. Não é necessário levar a fotografia. Os dados coletados são transferidos para Porto Alegre e o cidadão recebe o documento pronto, em alguns dias, no mesmo local onde se apresentou. A Carteira de Identidade pode ser obtida mediante a apresentação dos originais da Certidão de Nascimento ou de Casamento.

Comentários

Comentários