Geral

Arrozeiros pedem apoio às reivindicações da categoria em SAP

Os produtores de arroz estiveram reunidos com o prefeito municipal de Santo Antônio da Patrulha (SAP), buscando seu apoio à mobilização da categoria.

Os produtores pediram no encontro dentre outras medidas, que o governo subsidie o preço atualmente praticado pelo produto para que chegue aos R$ 25,80, reivindicados pela categoria. Há também solicitações para solução do problema de armazenagem do produto já que não existe armazém público da Cesa no Estado com essa finalidade.

Um dos principais problemas enfrentados pelos orizicultores é a entrada de arroz do Mercosul com preços inferiores ao do produto nacional, o que termina fazendo com que o cereal brasileiro continue estocado em função dos preços do mercado externo.

A rotulagem do produto importado é uma sugestão apresentada pela Farsul para que o consumidor conheça a procedência do arroz que está consumindo por entender que o produto brasileiro é de melhor qualidade do que o que vem da Argentina, Uruguai e Paraguai.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva reconhecendo a importância que o arroz representa para a economia patrulhense, viabilizou a participação das lideranças do setor arrozeiro no 31º Congresso de Municípios do RS, promovido pela Famurs, nos dias 21 e 22 de junho. Ocasião em que todos os prefeitos do Estado tomaram conhecimento de todas as reivindicações da classe arrozeira.

CRISE FORTE

Zuênio Thomazi, presidente da Associação dos Arrozeiros de Santo Antônio da Patrulha disse que todos os prefeitos foram solicitados a apoiar a categoria.

Thomazi salienta que a categoria enfrenta hoje uma crise muito forte, pois o custo da produção é de 29,00 o quilo, enquanto que a comercialização está em torno de 18 a 20 Reais. “Com isso o agricultor não consegue pagar as suas depesas”, disse o dirigente.

O principal entrave é a importação porque a entrada do arroz estrangeiro faz com que o agricultor brasileiro não tenha condições de competir em matéria de preços.

Ao encontro no gabinete do prefeito estiveram também presentes o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente Clóvis Salazar, a gerente executiva do Sindicato Rural Angela Cristina Oliveira Machado e o integrante da diretoria da Federarroz Luiz Carlos Machado, dentre outros produtores.

Comentários

Comentários