Vida & Saúde

Assembléia Legislativa leva campanha de preservação dos rios a Santo Antônio da Patrulha

A Assembléia Legislativa levou a campanha Jogue Limpo ao encontro de moradores, estudantes, autoridades municipais e entidades preservacionistas de Santo Antônio da Patrulha e Gravataí neste sábado (21).

Nas ruas centrais das duas cidades, foi distribuído um “kit” educativo contendo sacolas de lixo, adesivo e revistas destinadas às crianças. Também foi distribuído um livro contendo o relatório final da Comissão Especial Sobre a Recuperação Ambiental das Bacias dos Rios dos Sinos e Gravataí.

A campanha visa conscientizar a população da necessidade de preservação das bacias hidrográficas dos rios Dos Sinos e Gravataí. O trabalho foi coordenado pessoalmente pelo Presidente do Legislativa gaúcho, deputado Alceu Moreira (PMDB). Em Gravataí, participou o deputado Miki Breier (PSB).
 
Alceu Moreira destacou o fato de Santo Antônio da Patrulha ser local das nascentes dos dois rios objetos da ação. Explicou sobre a importância de suas águas para as novas gerações e alertou para o pior dos elementos poluentes: o manejo animal e a falta de informação e conscientização da população em geral. “A contribuição de cada um de nós no combate à poluição se faz no dia-a-dia; se cada um de nós, diariamente, juntar o lixo que vê na rua, no final não haverá mais lixo nos rios”.

Abordou a necessidade de o Parlamento sair dos gabinetes e ir ao encontro da população e do papel da escola e da família no processo. Além de colaborar na entrega de “kits” informativos a pedestres e motoristas, Moreira alcançou o material didático à diretora da Escola Municipal Nossa Senhoira de Fátima, ao Prefeito Municipal e ao Presidente da Câmara de Vereadores.
 
O Prefeito Municipal, Daiçon Maciel da Silva, saudou a iniciativa do Parlamento e destacou o trabalho de conscientização ambiental que vem sendo realizado nas escolas municipais. “Mostramos às crianças que o lixo jogado nas ruas vai para os rios e acaba poluindo o meio ambiente”.

Ele informou sobre a criação de curso na área de gestão ambiental no Pólo Universitário que está sendo conquistado pela cidade e o envolvimento dos servidores públicos no processo. Ressaltou, também, o trabalho inédito da Assembléia Legislativa e cobrou mais recursos para esgotamento sanitário, ausentes, segundo ele, no orçamento no PAC do Governo Federal.

O Presidente da Câmara dos Vereadores do município, Ferúlio José Tedesco, também destacou a importância da ação promovido pelo Parlamento Estadual. “Ações como esta devem ser valorizadas e tornadas permanentes não apenas pelo poder público mas, principalmente, nas escolas, na família, junto à nossos filhos”, afirmou Tedesco.

Comentários

Comentários