Assembleia Legislativa tem renovação de 40% - Litoralmania ®
Geral

Assembleia Legislativa tem renovação de 40%

Com 100% dos votos do Rio Grande do Sul apurados às 22h53 da noite deste domingo (3), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul terá 22 novos deputados na 53ª Legislatura, o que representa uma renovação de 40%.

Os demais 33 deputados já detêm mandato na Casa e conquistaram a reeleição. Por coincidência, são exatamente os mesmos números observados no pleito de 2006.

Dos 55 deputados atuais, 40 concorriam à reeleição e apenas sete não lograram êxito: Francisco Appio (PP), Francisco Pinho (DEM), Leila Fetter (PP), Nedy Marques (PMDB), Nelson Härter (PMDB), Paulo Azeredo (PDT) e Paulo Brum (PSDB).

Confira abaixo os perfis dos 55 parlamentares da 53ª Legislatura divulgados pelo TSE.

DEPUTADOS DO PT
EDGAR PRETTO – 69.233 votos
Natural de Miraguaí, 39 anos, tem suas origens na agricultura familiar, tendo trabalhado na roça até os 15 anos com seus oito irmãos. Depois, seguiu os passos do pai, Adão Pretto, primeiro agricultor vinculado ao MST a ocupar uma cadeira na Assembleia. Foi secretário da Fazenda de Novo Barreiro e chefe de gabinete do deputado Dionilso Marcon nas três últimas legislaturas. Organizou o acampamento em Sarandi que culminou com a criação do Movimento dos Pequenos Agricultores. É formado em Gestão Pública e integra o grupo Cantadores da Luta do Povo.
 
RAUL PONT – 65.430 votos
Natural de Uruguaiana, 66 anos, mora há 40 anos em Porto Alegre. Fundador do PT, foi deputado estadual constituinte, deputado federal, prefeito de Porto Alegre e candidato a senador. No terceiro mandato como deputado estadual, foi líder da Bancada do PT, coordenou a Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul, atuou no Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-Sal e nas comissões de Finanças, de Educação e de Participação Legislativa Popular. Foi eleito em 2009 presidente estadual do Partido dos Trabalhadores.
 
LUIZ FERNANDO MAINARDI – 64.375 votos
Ex-Prefeito de Bagé por duas legislaturas (2001-2008), foi responsável pela implantação de mais de 60 programas sociais no município. Vereador por duas legislaturas e deputado federal de 1995 a 2000, criou o movimento que resultou na criação da Universidade do Pampa. Empresário e advogado natural de Sobradinho (RS), 49 anos, tem seu trabalho focado na educação, cultura, segurança pública e fortalecimentos dos sistemas produtivos regionais. Em março de 2009 assumiu como Secretário de Inovação e Estratégia de Canoas.
 
VALDECI OLIVEIRA – 64.163 votos
Ex-deputado federal e prefeito de Santa Maria por duas gestões Valdeci Antônio de Oliveira tem 53 anos e mais de 20 deles dedicados à vida pública e a política. Oriundo dos movimentos comunitário e sindical, o metalúrgico se elegeu vereador pela primeira vez em 1988 em Santa Maria pelo PT. Depois foi novamente vereador em 1992, deputado federal em 1996 e 2000 e prefeito eleito em 2000. Em 2004, se tornou o primeiro prefeito reeleito da história da cidade. Esta será a primeira vez que assumirá mandato de deputado estadual.
 
STELA FARIAS – 48.070 votos
Natural de Ibirubá, 46 anos, reeleita para seu segundo mandato como deputada estadual. Ex-prefeita de Alvorada por duas gestões, tem suas origens na Pastoral da Juventude daquele município. Graduada em História, trabalhou como professora e ingressou no CPERS Sindicato. Em 1989, presidiu o PT em Alvorada e em 1992 foi eleita a primeira vereadora do partido no município. Foi presidente da Comissão Serviços Públicos, integrante da CPI do Detran e presidente da CPI da Corrupção.
 
ADÃO VILLAVERDE – 47.758 votos
Natural de Alegrete, 52 anos, reelege-se para seu terceiro mandato como deputado estadual. Engenheiro civil e professor universitário, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em 1980. Foi secretário estadual da Ciência e Tecnologia e titular da pasta da Coordenação e Planejamento, de 1999 a 2002. Foi um dos construtores do Ceitec e da Uergs. É autor da lei de controle do enriquecimento ilícito do gestor público, o projeto de lei de incentivo à inovação tecnológica, a lei do artesanato gaúcho e a emenda 49 da Constituição do RS.
 
DANIEL BORDIGNON – 46.828 votos
Natural de São Jorge, interior de Nova Prata, 51 anos. Formado em história pela Fapa. Ex-prefeito de Gravataí por duas gestões, reelege-se para seu segundo mandato para o Parlamento gaúcho. Em Gravataí, foi metalúrgico e dirigente sindical, além de professor da rede estadual e militante do Cpers-RS. Iniciou militância na Igreja Católica, foi fundador do PT e elegeu-se prefeito de Gravataí em 1996 e em 2000. Antes disso, tornou-se o segundo vereador mais votado em 1988, gestão na qual foi presidente da Câmara Municipal de Gravataí em 1989.
 
LUIS LAUERMANN – 46.541 votos
Natural de Ivoti, 45 anos, foi fundador do Sindicato dos Sapateiros de Ivoti, vereador e candidato a prefeito do município. É formado em Ciências Sociais. Foi Chefe de gabinete do ex-deputado federal Tarcísio Zimmermann, atual prefeito de Novo Hamburgo. Em 2008, Lauermann assumiu a Secretaria Geral do Governo de Novo Hamburgo. Eleito para seu primeiro mandato.
 
MIRIAM MARRONI – 45.450 votos
Ex-deputada estadual (2005-2006), 54, psicóloga especialista em Educação, servidora da Universidade Federal de Pelotas e vereadora em quarto mandato no município. Casada com o ex-prefeito e deputado federal Fernando Marroni, foca seu trabalho no combate à violência doméstica e discriminações de gênero e sexual. Em seu curto mandato na Assembleia, questionou o modelo de concessões de pedágios no RS e ajudou a articular a instalação do Pólo Naval em Rio Grande. É fundadora do grupo Mães Contra o Crack.
 
MARISA FORMOLO – 43.860 votos
Natural de Caxias do Sul, 64 anos, reelege-se para o segundo mandato na Assembleia. É formada em Filosofia e em Pedagogia. Atuou no movimento estudantil, nas organizações de estudantes católicos, foi presidente de diretórios e associações e coordenadora do Movimento Nacional dos Direitos Humanos. Foi eleita vice-prefeita de Caxias do Sul em 1997. No primeiro mandato como deputada estadual, atuou na CPI dos Pedágios e foi presidente da Comissão de Educação, da Subcomissão da UERGS e da Comissão de Ensino Profissionalizante.
 
ALTEMIR TORTELLI – 43.484 votos
Agricultor, 45 anos, criador e coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul) até 2010. Natural de Ponte Preta (RS), iniciou sua trajetória política na Pastoral da Juventude do município de Jacutinga. Em 1990 foi eleito Coordenador do Departamento Estadual de Trabalhadores Rurais da CUT/RS. Em 94, tornou-se vice-Presidente da CUT nacional e, em 1997, Secretário de Formação da entidade. A convite do presidente Lula, integrou o Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o Conselho Nacional de Segurança Social.
 
ALEXANDRE LINDENMEYER – 38.740 votos
Advogado. Bacharel em Direito pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG no ano de 1984. Ex-Conselheiro da Seccional da OAB/RS e ex-Conselheiro da AGETRA. Em mandato de vereador do Município do Rio Grande 2008/2012, tendo obtido a maior votação da história do município. Com atuação na área do Direito Social, em especial nas questões relacionadas à política de representação das categorias de trabalhadores públicos e privados.
 
ANA AFFONSO – 38.525 votos
Vereadora há dois mandatos em São Leopoldo, primeira mulher eleita para o legislativo do município, em 2004, reeleita com a maior votação entre os candidatos, em 2008 (3.976 votos), presidiu aquela Casa legislativa em 2009. Professora municipal, 37 anos, iniciou na licenciatura em 1992, na escola Dilza Flores, no bairro Feitoria, onde foi eleita diretora em 1997. Tornou-se presidente do Ceprol-Sindicato dos professores municipais em 2000. Como presidente do Legislativo de São Leopoldo instituiu os projetos Câmara Cidadão e Parlamento Popular.
 
NELSINHO METALÚRGICO – 37.483 votos
Nelson Luiz da Silva, 50 anos, nasceu em Esteio e vive em Canoas. É economista e desde os 15 anos trabalha como metalúrgico. Concorreu pela primeira vez a vereador em 1982, em Esteio. Desde 1999, é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita. Em 2004, foi eleito vereador em Canoas, sendo o mais votado do PT. Em 2008 foi reeleito com mais 4 mil votos, reafirmando a aprovação popular a um trabalho voltado aos direitos dos trabalhadores. Ao tomar posse em janeiro de 2009, foi eleito Presidente da Câmara de Vereadores.
 
DEPUTADOS DO PMDB
Marco Alba (PMDB)  (82.269 votos)
Natural de Gravataí, 52 anos, vereador por dois mandatos, secretário municipal de Indústria e Comércio e presidente da Câmara de Vereadores. Em 2002, elegeu-se deputado estadual e foi reeleito em 2006. Em janeiro de 2007, Marco Alba assumiu como secretário estadual de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento e, em abril de 2010, retornou à Assembleia Legislativa.
 
Edson Brum (PMDB)  (67.397 votos)
Assumiu mandato na Assembleia Legislativa no início de 2005, quando o deputado João Osório foi para o Tribunal de Contas do Estado. Nas eleições de 2006, Edson Brum foi eleito com 43.917 votos. Sua trajetória política teve início no movimento estudantil em Rio Pardo, cidade onde nasceu há 44 anos. No governo Rigotto foi presidente da Fundação de Desenvolvimento e Recursos Humanos. Na Assembleia, presidiu a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo.
 
Márcio Biolchi (PMDB) (63.932 votos)
Natural de Carazinho, 31 anos. Aos 21 foi vereador. Aos 23 anos elegeu-se deputado estadual, sendo reeleito em 2006 com 49.268 votos. No Parlamento,  foi relator da CPI das Carnes; primeiro secretário da Mesa Diretora, e presidente das comissões especiais das Rodovias Concedidas e dos Medicamentos Vencidos. No Poder Executivo, o parlamentar assumiu a Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, de 2008 a 2010, quando foi o responsável pela criação do Distrito industrial de Guaíba, no antigo terreno da Ford.
 
Giovani Feltes (PMDB) (55.276 votos)
Nasceu em São Leopoldo, em 1957. Foi vereador em Campo Bom por dois mandatos, em 1976 e 1982, prefeito do município por três mandatos, em 1988, 2000 e 2004, presidente da Associação dos Prefeitos da Grande Porto Alegre (Granpal) e duas vezes deputado estadual, em 1994 e 1998. Na Assembleia Legislativa, foi líder de bancada e presidente estadual do partido. É casado e tem quatro filhos. Entre suas bandeiras estão o fortalecimento regional, a saúde e a segurança.
 
Gilberto Capoani (PMDB) (53.050 votos)
Contador, 56 anos, começou cedo na política. Aos 22 anos assumiu como prefeito em sua terra natal, município de Sertão. Foi reeleito duas vezes:1989 e 1997. Em 2003, foi diretor administrativo do Banrisul. Em 2006, representando o Alto Uruguai, foi eleito deputado Estadual com 36.769 votos, priorizando a atração de novas empresas para gerar empregos, e o asfaltamento dos acessos aos municípios do interior do Estado. Presidiu a Associação do  Municípios do Alto Uruguai (Amau) e foi tesoureiro geral da Famurs.
 
Alexandre Postal (PMDB) (45.631 votos)
Nasceu em Guaporé, 48 anos, formado em Gestão Pública, foi prefeito do município aos 26 anos, de 1989 a 1992. Em 1994 assumiu como deputado estadual, e está cumprindo seu quarto mandato. Foi Secretário Estadual dos Transportes e líder do Governo Rigotto; primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia; presidiu a Comissão de Ética do Parlamento e a Comissão Especial da Malha Rodoviária. Postal esteve também na presidência da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), por dois mandatos.
 
Maria Helena Sartori (PMDB) (38.958 votos)
Nascida em Caxias do Sul, 58 anos, é esposa do atual prefeito do município e mãe de Marcos e Carolina. Iniciou a militância política quando cursava a faculdade. Em 2002, concorreu a deputada estadual e assumiu, mais tarde, como suplente. Foi a primeira mulher a exercer a liderança do governo no Parlamento. É formada em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, com pós-graduação em História da América Latina, professora aposentada e vice-presidente regional do PMDB Mulher. Na função de primeira-dama, atua em diversas frentes sociais.
 
Álvaro Boessio (PMDB) (37.971 votos)
Nascido em Veranópolis, Álvaro Boessio tem 50 anos e ainda pequeno mudou-se com a família para Farroupilha, cidade onde reside e construiu sua carreira sindical. , foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Calçado e Vestuário da cidade, e presidente da Federação dos Calçadista e foi juiz classista no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Como suplente da bancada do PMDB, assumiu vaga no Parlamento no lugar de Fernando Záchia, que se licenciou  para exercer a função de chefe da Casa Civil do governo Yeda Crusius.
 
DEPUTADOS DO PDT
Juliana Brizola (PDT) – 61.305 votos
Neta de Leonel de Moura Brizola, nascida em Porto Alegre, aos 35 anos, é a vereadora da Capital com a maior votação do PDT (9.247 votos) na última eleição. Na primeira gestão de José Fogaça, exerceu o cargo de secretária municipal da Juventude. Filiada desde os 18 anos, foi assessora jurídica do PDT gaúcho e, em 2007, eleita presidente estadual da Juventude Socialista do partido. Cursou Direito na Faculdade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro e fez especialização e mestrado em Ciências Criminais na PUCRS.
 
Gilmar Sossella, PDT 49.510 votos
Natural de Tapejara, tem 49 nos. Iniciou sua trajetória política como vereador, aos 19 anos. A seguir, foi prefeito do município por dois mandatos (1997 e 2004), e presidente da Famurs ( Federação das Associações de Municípios do RGS), de 2003 a 2004. Em 2006 foi eleito para a Assembleia Legislativa, com 26.535 votos. Tem centralizado suas ações na defesa de incentivos às micro e pequenas empresas, e ao setor agrícola. Sossela preside atualmente a Comissão de Saúde e Meio Ambiente.
 
Gerson Burmann, PDT – 46.363 votos
Engenheiro civil, 48 anos, nasceu em Ijuí. Foi reeleito em 2006, com 40.050 votos para a Assembleia Legislativa, onde já ocupava uma cadeira desde 2003. Líder partidário do PDT e vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Burmann tem centrado sua luta na busca de incentivos setoriais para gerar renda e retirar pessoas da informalidade, principalmente na apicultura, hortifrutigrangeiros, piscicultura, avicultura e produções agroecológicas.
 
Adroaldo Loureiro (PDT) – 43.266 votos
Natural de Santo Ângelo, 62 anos. É cirurgião-dentista, advogado, empresário na área da comunicação e produtor rural. Está no terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa, reeleito com 43.702 votos. Autor de diversas leis, entre elas a que criou o Programa de Renda Mínima Familiar, que deu origem ao Família Cidadã; a Lei dos Desmanches e a Lei Antibullying. Loureiro Presidiu as Comissão de Economia e Desenvolvimento de 2003 a 2006, e a Comissão de Assuntos Municipais em 2002.
 
Alceu Barbosa Velho (PDT) – 43.120 votos
Natural de São José dos Ausentes, 53 anos, mudou-se para Caxias do Sul aos 19 anos, onde concluiu o curso de Direito, na UCS. Eleito vereador por duas vezes pelo PDT, é vice-prefeito de Caxias do Sul pela segunda vez, juntamente com José Ivo Sartori. Foi funcionário concursado do Banrisul por dez anos, presidente da OAB/ Subseção Caxias do Sul, professor universitário e juiz leigo do Juizado de Pequenas Causas. Fundou a Associação dos Usuários de Rodovias Pedagiadas.
 
Dr. Basegio (PDT) – 36.071 votos
Vereador em segundo mandato em sua cidade natal, é presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo e suplente de deputado federal. Aos 54 anos, possui sólida carreira como médico. Formado pela UPF, em 1981, é especialista em Ginecologia e Mastologia pela Unicamp, doutor em Medicina pela UFRJ, membro da Academia Passofundense de Medicina e Fisioterapia da UPF, entre outros títulos. Foi coordenador Nacional da Campanha “Câncer de Mama – Fique de Olho” da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Ciro Simoni (PDT) – 35.477 votos
Médico, natural de Porto Alegre,  59 anos, está na atividade política desde 1979, quando da fundação do PDT. Eleito vice-prefeito de Osório em 1985 e prefeito em 1988, está em seu quarto mandato como deputado Estadual. Entre os diversos projetos aprovados está o que proíbe pagamento aos deputados em sessões extraordinárias da Assembléia. Integrou as Comissões de Saúde e Meio Ambiente e a Comissão de Constituição e Justiça, tendo sido relator do projeto de lei que tratou do IPE/Saúde.
 
DEPUTADOS DO PP

Silvana Covatti (PP) (85.604 votos)
Silvana Covatti, 47 anos, é natural de Frederico Westphalen. Professora primária e acadêmica de direito, é casada com o deputado federal Vilson Covatti, com quem tem três filhos. No seu primeiro mandato como deputada estadual, foi realatora do Projeto de Lei 191/2007, que trata do Plano Plurianual para o quadriênio 2008/2011. Também vice-presidente da Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa, titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle.
 
Pedro Westphalen (PP) (72.910 votos)
Nascido em Cruz Alta, Pedro Westphallen, 60 anos, é casado e tem três filhos. Iniciou sua carreira política como deputado estadual em 2003. Foi reeleito para o segundo mandato nesta legislatura e em 2007, assumiu a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, retornando ao parlamento em novembro do mesmo ano. Também foi membro titular da CPI do Detran e líder do governo na AL. Em sua trajetória, um dos prêmio recebidos foi o Prêmio Personalidade Política Estadual na 10ª Edição da Expodireto-Cotrijal.
 
Adolfo Brito (PP) (48.422 votos)
Adolfo Brito, 60 anos, nasceu no interior do Sobradinho. Aos 21 anos,  ingressou na Rádio Sociedade Sobradinho, como operador de áudio, locutor e chegando ao cargo de subgerente. Em 1989 elegeu-se prefeito de Sobradinho. Cumprindo seu terceiro mandato como deputado estadual, Brito vem trabalhando para viabilizar a retomada de rodovias importantes para o desenvolvimento do RS.Outra pauta  que recebe atenção do parlamentar refere-se a garantia de financiamentos aos pequenos produtores rurais.
 
Frederico Antunes (PP) (46.537 votos)
Frederico Antunes, 42 anos, nasceu em Uruguaiana e é formado em Agronomia. No ano de 1992, foi eleito o vereador mais votado de Uruguaiana. Deputado estadual em 1998, reeleito em 2002, assumindo, logo em seguida, a Secretaria de Obras Públicas e Saneamento. Em 2006, Antunes retorna à Assembleia e foi autor da Comissão de Representação Externa do Endividamento Agrícola. Em 2007 foi presidente da Assembleia e 2008 presidiu a comissão especial da Divida Ativa e vice-presidente da Comissão de Educação.
 
Fixinha (PP) (44.798 votos)
João Fischer – Fixinha, nasceu em Morro Alto, Taquara e tem 50 anos. Sapateiro, filho de pequenos agricultores, Fixinha atuou no seu quarto mandato no Parlamento gaúcho. Liderou a bancada do setor coureiro calçadista e por duas vezes ocupou a presidência da Comissão de Economia e Desenvolvimento. Foi presidente da Comissão de Ética Parlamentar e membro da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle e da Comissão de Economia e Desenvolvimento.
 
José Francisco Gorski – Chicão (PP) (43.012 votos)
Aos 53 anos, é natural de Santiago, engenheiro civil e professor universitário. Em sua trajetória política, foi vice-prefeito e, por dois mandatos, prefeito de Santiago. Sua administração foi premiada pelo Projeto Minha Casa, da Caixa Econômica Federal, ficando entre as 20 melhores práticas do país em gestão local. Também atuou como assessor parlamentar do deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP). Representa a região Central do Rio Grande do Sul. 
 
Mano Changes (PP) (42.220 votos)
Diego Paz Bier (Mano Changes), 35 anos, nasceu em Porto Alegre. Líder e estudantil, foi tesoureiro do Grêmio Estudantil no Colégio Anchieta. O músico Mano Changes ficou conhecido como o vocalista da banda gaúcha Comunidade Nin-Jitsu, atividade esta que exerce paralelamente ao seu desempenho parlamentar. Um dos mais jovens parlamentares da Assembleia, em seu primeiro mandato, fez parte da mesa diretora e foi presidente da a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.
 
DEPUTADOS DO PTB
Luis Augusto Lara (PTB)  – 57.936 (0,93%)
Luís Augusto Lara cumpre seu terceiro mandato parlamentar na Assembleia Legislativa. Publicitário e acadêmico de Direito, natural de Bagé, 42 anos, foi vereador da cidade por dois mandatos, defendendo a redução dos subsídios dos políticos do município O pano de fundo de seus mandatos tem sido a geração de emprego, área à qual se dedicou ainda mais quando se tornou secretário de Turismo, Esporte e Lazer entre 2003 e 2008. É o presidente do diretório estadual do PTB desde dezembro de 2008.
 
Aloísio Classmann (PTB)  – 46.252 (0,74%)
Aloísio Classmann, 54 anos, nasceu em São Martinho, é comerciante e pequeno agricultor. Lá foi vereador por dois mandatos e prefeito. Atualmente, é presidente do PTB em Santa Rosa. Em seu quarto mandato, foi líder partidário do PTB na Assembleia, vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais e titular das comissões de Legislação Popular e de Finanças. Entre suas atuações, a valorização das potencialidades regionais, a dedicação ao setor produtivo, com destaque para o agronegócio, a agricultura familiar, o comércio e a indústria.
 
Ronaldo Santini (PTB)  – 35.029 (0,56%)
Nascido em Lagoa Vermelha, Ronaldo Santini, 38 anos, é advogado. É casado e foi assessor do ex-senador Sérgio Zambiasi e do ex-deputado federal Osvaldo Biolchi. No gabinete de Zambiasi, foi coordenador de Orçamentos. Também foi secretário da bancada gaúcha no Congresso Nacional.

 
Marcelo Moraes (PTB)  – 32.535 (0,52%)
Natural de Santa Cruz do Sul, tem 31 anos de idade. É solteiro e possui ensino médio completo. É vereador do município e Coordenador Regional da Juventude PTB. Também é vice-presidente Estadual da juventude. É filho do deputado federal Sérgio Moraes e da prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Moraes, ambos do PTB.

José Sperotto (PTB)  – 32.458 (0,52%)
Arquiteto nascido em Guaíba (RS) José Francisco Soares Sperotto, 57 anos, concorreu a uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2002 pela coligação PFL-PPS e ficou na suplência. Em 2005 assume como deputado na vaga de Marlon Santos (DEM), eleito prefeito de Cachoeira do Sul. Em março de 2010 Sperotto tem o mandato cassado por infidelidade partidária peloTribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul por ter trocado o Democratas pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

 
Cassiá Carpes (PTB)  – 30.817 (0,50%)
Cassiá Carpes, 57 anos, nasceu em São Borja. Criado numa cidade que deu ao País líderes como Getúlio Vargas e Jango, acostumou-se desde cedo com a política. Sua paixão também era o futebol. Começou no Internacional de São Borja e depois jogou no Grêmio, Santos, Bahia e Coritiba. Em 2000, elegeu-se vereador na Capital e depois reelegeu-se com a maior votação do partido em Porto Alegre. No seu primeiro mandato como deputado na Assembleia Gaúcha, liderou a bancada do PTB.
 
DEPUTADOS DO PSDB
Lucas Redecker (PSDB)   – 69.043(1,11%)
Natural de Novo Hamburgo, Lucas Bello Redecker (PSDB), 29 anos é filho do ex-deputado federal Júlio Redecker (PSDB). Criado no cenário político por influência do pai Lucas foi candidato a prefeito e vice-prefeito em Novo Hamburgo, assessor especial junto ao gabinete da governadora Yeda Rorato Crusius. Também foi assessor da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e presidente da Juventude Estadual do PSDB-RS.
 
Pedro Pereira (PSDB)   – 38.268 (0,61%)
Médico, nasceu  em Canguçu, 57 anos. Sua eleição em 2006 representou um marco para seu município, que há 16 anos não elegia um candidato próprio. Pedro Pereira teve aprovado  projeto de lei que determina a criação de Comitês Municipais de Prevenção ao Câncer de Próstata, em âmbito estadual. Foi vice líder do Governo Yeda. Na Assembleia, integra a Comissão de Serviços Públicos, e a Comissão de Saúde e Meio Ambiente.

Adilson Troca (PSDB)  –  36.611 (0,59%)
Natural de Rio Grande,Adilson Troca, 59 anos é técnico em contabilidade e professor, Após exercer cargos de vereador, vice-prefeito e secretário de Obras em Rio Grande, Troca está em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa. Em 2002, foi chefe adjunto da Casa Civil, posto que ocupou por 16 meses até ser nomeado secretário de Estado do Meio Ambiente em maio de 2004. Em 2005, assumiu a cadeira do então deputado Sanchotene Felice. Troca também assumiu a liderança do governo Yeda Crusius na Assembleia.

Zilá Breitenbach (PSDB)  – 34.676 (0,56%)
Nasceu em Três de Maio, 69 anos. É pedagoga especializada em supervisão escolar. Estreou na Assembleia Legislativa com 25.106 votos e, na política, durante a campanha de seu marido para a Prefeitura de Três Passos. Zilá também administrou o município por oito anos (1996-2004). Neste período, Zilá recebeu o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae, edição 2003, e foi premiada por Gestão Pública Responsável Fiscal, pelo Conselho Federal de Contabilidade.
 
Jorge Cladistone Pozzobon (PSDB) – 33.474 (0,54%)
Natural de Santa Maria (RS), onde foi eleito vereador pelo PSDB (2004), Jorge Cladistone Pozzobon, 40 anos, é advogado formado pela Universidade Federal de Santa Maria. Nas eleições de 2006 concorreu a uma vaga na Câmara Federal, ficando na primeira suplência. Pozzobon foi Secretario Geral Adjunto do Governo do estado e Secretário de Integração Regional de Santa Maria. Também ocupou a presidência municipal do PSDB de Santa Maria.
 
DEPUTADOS DO PSB
Heitor Schuch (66.591 votos)
Agricultor, militante do movimento sindical dos trabalhadores rurais desde 1987, 48 anos, nasceu em Cerro Alegre Alto. Representante dos municípios da região de Santa Cruz do Sul, está no segundo mandato como deputado estadual. Presidiu a Fetag/RS e na Assembleia foi relator da Subcomissão das Agroindústrias. É autor das leis do Crédito para a Juventude Rural e do Dia do Aposentado Rural (5 de outubro).
 
Miki Breier (35.457 votos)
Professor de filosofia e seminarista, nasceu em Cachoeirinha e tem 45 anos. Iniciou sua trejetória política em Gravataí, como vereador, em 1993. Depois foi vice-prefeito, secretário de Governo e Secretário do Trabalho, Cidadania e Assistência Social. Em 2006, assumiu seu primeiro mandato como deputado estadual. A experiência nos dois municípios da Grande Porto Alegre embasaram sua atuação no Parlamento, onde priorizou questões sociais, como a inclusão das minorias e a luta por mais verbas para a área social.
 
Catarina (32.035 votos)
Natural de São Miguel do Oeste (SC), José Antonio Júnior Frozza Paladini, conhecido como Catarina, tem 27 anos. É solteiro e bacharel em Direito. Em 2004, concorreu a vereador em Pelotas, ficando na primeira suplência. Em 2008, concorreu novamente a vereador do município e foi o segundo mais votado, mas não foi eleito em virtude da legenda. Mantém em Pelotas um projeto comunitário que atende mais de 400 crianças e adolescentes com aulas de reforço escolar, inclusão digital e prática de esportes.

DEPUTADOS DO PPS
Paulo Odone (PPS)   63.919 (1,03%)
Paulo Odone, 68 anos, é casado e pai de dois filhos. É formado em Direito pela UFRGS. Seu primeiro mandato como deputado estadual foi em 1992. Presidiu a Assembleia Legislativa no biênio 99/2000. Assumiu o mandato de vereador de Porto Alegre em 2004, retornando a Assembleia em 2007.Em julho de 2009 assumiu a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014, com o objetivo de trazer benefícios econômicos e sociais aos gaúchos com a competição. Deixou o cargo em março do ano seguinte para retomar o mandato no Legislativo.
 
Luciano Azevedo (PPS)   – 59.466 (0,96%)
Luciano Azevedo, 41 anos, nasceu em Passo Fundo. Advogado e jornalista, formou-se pela Universidade de Passo Fundo em ambos os cursos. É radialista com atuação na Rádio Uirapuru AM nos últimos dez anos. A trajetória política teve início em 1992 como vereador em Passo Fundo 1992, reeleito em 1996 e em 2000. Em 1997 e 1998, presidiu a Câmara Municipal. Ingressou no PPS em 2001, a convite do amigo Bernardo de Souza, ex-prefeito de Pelotas e ex-deputado estadual. Luciano exerceu seu primeiro mandato como deputado estadual.
 
DEPUTADOS DO PCdoB
Raul Carrion (34.791 votos)
Natural de  Porto Alegre, 64 anos. Foi eleito deputado estadual em 2006, depois de ter sido candidato a prefeito de Porto Alegre em 1988 e à Câmara dos Deputados, em 2002. Professor  de História e funcionário do Ministério Público estadual, foi vereador da capital gaúcha por três mandatos. Como parlamentar, tem centrado sua atuação nas áreas de habitação, reforma urbana e educação, além de defender apoio às comunidades quilombolas e benefícios do pré-sal para todos os brasileiros.
 
DEPUTADOS DO DEM
Paulo Borges (36.751)
Radialista e jornalista, Paulo Borges é natural de Porto Alegre, 45 anos. Em seu primeiro mandato, foi eleito para a Assembleia Legislativa com 113.151 mil votos. Seu foco tem sido fiscalizar as ações do Executivo; criou o “gabinete itinerante”, percorrendo os diversos municípios do Estado. É líder da Bancada dos Democratas no Parlamento, vice-presidente da Comissão de Ética e titular de duas Comissões: a de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia e da Comissão de Saúde e Meio Ambiente.
 
DEPUTADOS DO PRB
Carlos Gomes (PRB)    – 59.144 (0,95%)
Natural de Saúde, Bahia, é pastor evangélico, 38 anos. Eleito deputado estadual com 66.454 votos, tem concentrado seu trabalho em projetos voltados à ação social que incentivam à capacitação técnica e profissional dos cidadãos de baixa renda; melhores condições aos pequenos agricultores e à segurança pública, com o aumento do efetivo policial. Na Assembleia, presidiu a Comissão de Participação Legislativa Popular Em 2009, recebeu o Prêmio Springer Carrier-ARI, na categoria Ação Social e Meio Ambiente.

Comentários

Comentários