Assinado convênio para início das obras da Escola SENAI da construção civil em Capão da Canoa
A unidade é uma extensão do Centro de Educação Profissional SENAI da Construção Civil de Porto Alegre e tem a parceria da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa e do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul – SINDUSCON-RS.
Estiveram participando do ato de assinatura o presidente do Sistema FIERGS/SENAI, Heitor José Muller, o diretor regional do SENAI, José Zortea, o prefeito de Capão da Canoa, Valdomiro Novaski, o presidente do SINDUSCON/RS, Ricardo Sessegolo, o vice-presidente do SINDUSCON-RS, José Nazareno Teixeira, e o secretário da Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, João Batista dos Santos.
O início da construção da unidade no município, numa área de três mil metros quadrados que foi cedida pela Prefeitura Municipal, localizada na Rua Honório Germano, próximo à Escola Pingo de Gente, está prevista para o próximo mês de junho do corrente ano e a conclusão das obras para o mês de março de 2015.
A unidade estará voltada ao ensino da construção civil, com oficinas de pedreiro, carpintaria, hidráulica e elétrica, salas de aula e área administrativa, onde será aplicado estudo para a utilização de método construtivo modular e industrializado, visando o baixo custo, a rápida execução e práticas inovadoras.
O prédio, com 826 metros quadrados, será construído em conformidade com a identidade arquitetônica das novas unidades do SENAI e os requisitos de acessibilidade e sustentabilidade, com oficinas e salas com iluminação e ventilação natural.
O custo total da obra está estimado em R$1.714.615,00.
O prefeito Valdomiro Novaski destaca que “a construção da unidade do SENAI em Capão é um divisor de águas, pois possibilitará a formação e qualificação de mão-de-obra especializada para a cidade e região do litoral norte”.
Para o vice-presidente do SINDUSCON-RS, José Nazareno Teixeira, “um dos principais problemas no setor da construção civil tem sido a mão-de-obra, pois faltam trabalhadores qualificados. Esta obra vai beneficiar toda a região que terá a possibilidade de encontrar nesta escola vários cursos de aprendizagem e qualificação, além de qualificar cada vez mais nossos empreendimentos, vai gerar novos empregos e maior ganho salarial para a categoria.