Atendimento
Hoje em dia, o grande problema está em conscientizar os empresários, que devem estar atualizados, organizados. E o mais importante, mais preparados para atender consumidores mais exigentes, bem como as novas demandas do mercado.
É comum, empresários de vários segmentos falarem sempre a mesma coisa: “o movimento não está bom, mas eu não sei o que faço para melhorar. Nunca tive tanta conta atrasada”. Ou, dizerem: “Do jeito que está, não dá mais, se eu não conseguir aumentar as vendas, vou acabar fechando as portas”. Então pessoal trago a solução. Saiam do marasmo, ouçam os seus clientes,façam alguns cursos, troquem experiências com outros empresários.
A maioria das pequenas empresas, são abertas pela percepção intuitiva de necessidades e demandas bem como tendências regionais. E neste cenário o planejamento e organização não são muito priorizados. Muitas desta empresas não conseguem chegar aos cinco anos de vida. Para a permanência de um empreendimento no mercado é necessário, além da visão empreendedora, um cuidado especial com a questão de atendimento.
Há uma nova visão sobre atendimento ao cliente no mundo empresarial. O empresário que quer ter sucesso deve acompanhar estas tendências.O cliente é a alma do negócio”. É preciso conhecer suas necessidades e saber como superar suas expectativas. Do atendimento, vai depender a construção da imagem que nosso cliente terá de nossa empresa. Neste contexto, a equipe de atendimento a clientes tem um papel fundamental: o de representar a empresa perante o cliente e de representá-lo perante a empresa.
As empresas são as mesmas, porém, o diferencial está imediatamente ligado as pessoas. Se o atendimento é bom, a empresa fideliza e retém o cliente. Caso contrário, empurra-o para a concorrência.
Há inúmeras pesquisas indicando que as empresas perdem clientes por reclamações. As mais citadas são; a indiferença do pessoal de atendimento, falta de cortesia e de preparo, falta de empatia e de conhecimento. Destas reclamações; 65% apontam a indiferença dos atendentes, por este motivo é fundamental dar mais qualidade ao atendimento.
Quando falo no cliente quero dizer qualquer pessoa que entre no estabelecimento, ou que tenha contato com a empresa é um provável cliente. Pode ser um fornecedor, uma autoridade, ou um representante comercial.
Ressaltamos ainda, que o atendimento seja a alma do negócio e os atendentes devem ter em mente que quem paga os seus salários, são os clientes.
Num mundo globalizado em que as mercadorias e preços são cada vez mais semelhantes o bom atendimento faz toda a diferença. Por isso a função de atendente deixou a muito tempo de ser o ritual de iniciação na vida corporativa requerendo cada vez mais profissionalização.
A empresa depende do cliente e por isso é preciso valorizá-lo, pois ele espera ser atendido com disposição, rapidez, agilidade, energia e alegria. A venda é a engrenagem que move todas as demais. Ela é o ponto de partida que põe toda a empresa em movimento.
Pensem nisso!