Vida & Saúde

Atendimento obstétrico é tema de encontro entre gestores da Saúde em Torres

Vice-prefeito Valmir Daitx Alexandre (Pardal), secretários municipais de Saúde da região, delegado regional da 18ª Coordenadoria de Saúde (CRS) Luís Genaro Figoli e diretoria do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes reuniram-se na quinta-feira (20/10) na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Torres.

O encontro abordou o atendimento do setor obstetrício da unidade hospitalar, tendo em vista problemas ocorridos recentemente devido à falta de médicos obstetras em determinados horários e dias da semana que resultaram na transferência das gestantes para hospitais de Capão da Canoa, Tramandaí e Santo Antônio da Patrulha.

Conforme a secretária de Saúde de Torres Josiane Alexandre para solucionar este problema é necessário que os gestores discutam formas de garantir a atenção obstétrica evitando índices de mortalidade infantil e materna. “O hospital não nega atendimento às parturientes, mas quando há problemas na escala o serviço fica comprometido e gera uma situação de insegurança entre as grávidas e toda rede de saúde pública”, explica Josiane.

O diretor técnico do hospital Mery Martins Neto afirmou que o problema está prestes a ter um desfecho. “Dois novos profissionais foram contratados para completar a escala, pretendemos com a medida evitar a falta de médicos”, informou. “Assim, apenas os casos de alto risco serão transferidos para hospitais de referência que possuam UTI Neonatal”, concluiu.

Na ocasião, o vice-prefeito pediu ao delegado da 18ª CRS ajuda para que todos os Municípios que utilizam o pronto atendimento do Hospital Navegantes assumam o compromisso com a saúde pública. “É justo que todos os Municípios da região que necessitam o pronto atendimento do Hospital Navegantes contribuam de forma justa pela utilização do serviço”, solicitou.

Comentários

Comentários