Vida & Saúde

Atlântida Sul recebe barraca da Dengue

A barraca Itinerante do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), que percorre o Litoral Norte, estará em Atlântida Sul na Saquarema com a Beira Mar, a partir das nove horas desta quinta-feira (24/01). O trabalho continua até às 16 horas. Na sexta-feira (25/01), o trabalho de conscientização ocorre entre 14 e 20 horas.
O trabalho destaca que a melhor prevenção contra a dengue é combater o mosquito.

A mensagem do material educativo que o Governo do Estado distribui em ações do programa Verão numa Boa, lembra a população sobre medidas simples que são fundamentais para evitar focos do Aedes aegypti. Para auxiliar no reforço das ações de prevenção, a Secretaria Estadual da Saúde também disponibilizou R$ 2,6 milhões para 126 municípios. O repasse pode ser usado pelos gestores municipais para campanhas educativas, ampliação das equipes de agentes de combate a endemias e qualificação da estrutura material (veículos, equipamentos, uniformes, entre outros).

O material educativo desenvolvido pela (SES) inclui jogos de memória, jogos informativos em formato de folder, imãs de geladeira e cevadores de mate. Eles orientam a população a não acumular água em vasos, fechar caixas d'água e limpar bebedouros de animais, entre outras ações que devem ser adotadas para a eliminação de focos do mosquito.

Dúvidas frequentes

Como é o mosquito da dengue?
O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas e tem por hábito picar durante o dia.

Como o inseto é infectado?
O Aedes aegypti somente se infecta com o vírus da dengue ao picar uma pessoa com a doença, então o mosquito passa a transmitir o vírus.

Quais os principais sintomas?
A dengue clássica se manifesta assim:
99% das pessoas apresentam febre durante cerca de sete dias com início abrupto.
60% têm dor de cabeça frontal severa, dores nas articulações e músculos.
50% têm dor atrás dos olhos (retro-orbital);
50% têm prostação, indisposição, perda de apetite, náusea e vômitos.
25% têm manchas vermelhas no tórax e braços.
IMPORTANTE: A Dengue se diferencia de resfriados e gripes por não apresentar sintomas respiratórios.

Há tratamento para a doença?
Não existe tratamento específico. Diante a mínima suspeita de dengue não utilize medicamento a base de ácido acetil-salicílico. Beba bastante água e consulte um médico.

Existe vacina contra a dengue? Quantas vezes a pessoa pode ter a doença?
Não existe vacina. Existem quatro tipos de vírus (Den 1, Den 2, Den 3 e Den 4), pode-se adoecer por cada um dos vírus circulantes que está no mosquito, então, quatro vezes. Cada tipo confere imunidade.

Comentários

Comentários