Audiências públicas discutem plano de manejo da APA do Morro de Osório
Nas três audiências realizadas nas últimas duas semanas, já foram encaminhadas 12 propostas de mudança que dizem respeito a questões como turismo rural e artesanato. Segundo a Engenheira Florestal da secretaria, Luciane Barcellos, a população tem participado ativamente das reuniões. “Tem sido muito bom porque tem público em todas as audiências e com participação. Notamos que falta informação dos moradores sobre a legislação vigente sobre a APA e eles pediram mais informações”, avaliou Luciane que vai intensificar o trabalho de interiorização da secretaria para informar a população melhor sobre a área que habitam.
Entre as propostas contidas no Plano de Manejoestão questões como o saneamento ambiental, a recuperação da mata siliar, a agricultura ecológica, entre outros projetos. A próxima audiência pública para tratar de possíveis modificações no Plano de Manejo da APA do Morro de Osório ocorrerá no Salão Santa Rita, na próxima segunda-feira, dia 28, às 18h. No dia 30 de março, na Câmara de Vereadores de Osório, ocorre outra audiência onde serão apresentadas as modificações que vão entrar nas modificações da revisão do Plano Diretor Municipal.
A APA do morro tem uma área total de 6.064,07 hectares e, nos últimos anos, recebeu diversas melhorias para o desenvolvimento do turismo na região, como o asfaltamento da estrada, a construção de um mirante, estimulando o comércio local através de restaurantes e pousadas. Na APA ainda se encontram agroindústrias e produção agrícola.
Além da população da Borússia, participam das audiências o subprefeito do distrito Lourival Bombardi, o Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária e representantes da Emater. Mais informações sobre as audiências públicas sobre a APA do Morro de Osório, pelo telefone (51) 36631947.